São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem fazer força, time amplia folga na liderança

Corinthians 2
Bragantino 0

DA REPORTAGEM LOCAL

O famoso grito da torcida "Corintiano, maloqueiro e sofredor" ainda é entoado nas arquibancadas, mas ele não tem sido espelho da passagem do Corinthians pela Série B.
Quando foi cantado ontem por parte dos mais de 13 mil torcedores no Pacaembu, o time já havia liqüidado qualquer chance de sofrer um revés em casa e só esperava o fim da partida com o Bragantino.
Com um gol em cada tempo, o time do Parque São Jorge bateu o rival paulista e aumentou sua vantagem, já ampla, para o quinto colocado da tabela.
O líder da Série B, que agora só conta os dias até sua iminente volta à elite do futebol nacional, acumula 61 pontos. São 16 de margem de segurança para o primeiro time fora da zona de classificação para a Série A.
O Bragantino tinha uma estratégia bem definida de tentar não deixar o Corinthians impor seu estilo de jogo, com dois meias avançados, Morais e Douglas, e dois atacantes, Dentinho e Herrera.
Os corintianos esperavam até uma certa dose de violência do rival para trancar o jogo e segurar o empate no Pacaembu.
Mas a proposta essencialmente defensiva da equipe de Bragança Paulista, em vez de dificultar a atuação da equipe da casa, facilitou ao Corinthians a tarefa de fazer seu gol.
Isso porque, desde os primeiros minutos de jogo, os corintianos praticamente atuaram só da intermediária do campo do adversário para a frente.
Mas, ao contrário de outras atuações contra retrancas, o Corinthians conseguiu explorar as laterais, sobretudo a direita, por onde Elias, sem ter quem marcar no meio-de-campo, caía. Por aquele lado, o camisa 7 conseguia atrair a marcação e abrir espaço para a entrada de Douglas e Morais pelo meio, além de também assustar a defesa do Bragantino com cruzamentos perigosos.
Com esse panorama, as chances de o Corinthians chegar ao gol se avolumaram até se concretizarem em bola na rede aos 24min do primeiro tempo.
Dentinho apareceu por trás da zaga para aproveitar bola enfiada por Douglas, após bela tabela com Morais. O atacante corintiano bateu rasteiro e abriu o placar: 1 a 0.
Mesmo depois de ficar em desvantagem, o Bragantino não ousou sair para o ataque.
"Ainda bem que voltei a fazer gols. É muito complicado você querer jogar e estar machucado", afirmou Dentinho, que chegou a seu 18º gol na temporada -o oitavo na Série B.
No segundo tempo, o Bragantino até tentou se arriscar mais na busca pelo empate.
Mas qualquer reação caiu por terra com o golaço de André Santos, aos 8min. O lateral arrematou de primeira um passe de Douglas e colocou 2 a 0 no placar do Pacaembu. Foi seu oitavo gol no campeonato.
Dali em diante, o jogo passou a ser mera formalidade. Ritual que, a cada rodada, parece mais burocracia em busca do retorno à primeira divisão do que dificuldades de um campeonato profissional de futebol.


Texto Anterior: Corinthians põe R$ 500 mil a mais por reservas
Próximo Texto: Palmeiras traz empate do Peru
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.