São Paulo, domingo, 25 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apogeu foi nos anos 80

da Reportagem Local

Os times de futebol do interior de São Paulo viveram sua "época de ouro" na segunda metade da década passada.
Entre os anos de 1986 e 1990, times do interior participaram de quatro finais do Campeonato Paulista e conquistaram o título em duas delas.
A Inter de Limeira foi campeã em 1986, derrotando o Palmeiras na final. Lê, Kita e Juarez eram alguns dos destaques do time treinado por Pepe.
Em 1988, derrotado pelo Corinthians, o Guarani, de Campinas, foi vice-campeão, projetando Ricardo Rocha, Evair e João Paulo, entre outros, sob o comando do técnico Carbone.
Sob protesto contra a arbitragem, o São José ficou em segundo lugar em 1989, perdendo a final para o São Paulo. Donizete foi o grande destaque do time de São José dos Campos, treinado por Ademir Melo.
A força do interior atingiu seu ponto máximo em 1990, quando o Bragantino, que tinha Wanderley Luxemburgo como técnico, fez a final com o Novorizontino, dirigido pelo treinador Nelsinho Batista.
A equipe de Bragança, com Mauro Silva, Mazinho e Tiba entre os seus destaques, levou a melhor sobre a de Novo Horizonte,
Desde 1991, nenhuma equipe do interior consegue sucesso no Campeonato Paulista, dominado pelos "grandes" Palmeiras, Corinthians e São Paulo.
Cada equipe justifica o problema de uma forma, mas a origem, em todas, é a mesma: a crise financeira.
Neste ano, mesmo com a privatização do torneio, que deu ênfase aos clubes do interior -a primeira fase foi disputada apenas por essas equipes, Lusa e Juventus-, assegurando uma cota mínima de participação para os clubes pequenos, a situação não pôde ser revertida.
O São José, por exemplo, segundo colocado na primeira fase, mergulhou em uma crise a ponto de encerrar o campeonato com três jogadores se revezando no papel de técnico. Resultado: o time ficou na última colocação no torneio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.