UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Apesar da promessa dos dirigentes de manter a ordem no torneio, Vasco e Botafogo jogam hoje em São Januário

Estadual do Rio vê clássico "fora de lugar"

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

A promessa feita pelos dirigentes cariocas de realizar um Estadual organizado durou apenas uma rodada no Rio de Janeiro.
Hoje à tarde, Vasco e Botafogo disputam o primeiro clássico da competição longe do estádio do Maracanã, local determinado no regulamento do torneio para sediar os confrontos entre os times grandes do Estado.
Por causa de problemas no gramado do Maracanã, o jogo foi transferido na quinta-feira para São Januário, estádio do Vasco. "O regulamento prevê que a federação decida em caso de veto ao Maracanã. Por isso, vou ter que aceitar", disse o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas.
Às vésperas do início da competição, os dirigentes dos grandes clubes da cidade garantiam que a tabela da competição seria respeitada até a partida final, marcada para o mês de março.
O vexame causado pela transferência de um jogo já na segunda rodada poderia ser evitado caso os administradores do estádio fossem consultados antes do início da competição. O gramado do Maracanã está sendo reformado e poderá ser reaberto somente no próximo mês.
A desorganização dos dirigentes vai atrapalhar os torcedores, que serão obrigados a assistir à partida no estádio do Vasco.
Há cerca de dois anos, o local por pouco não protagonizou uma tragédia, quando o Clube dos 13 autorizou a realização da final da Copa João Havelange, que correspondeu ao Campeonato Brasileiro de 2000, em São Januário.
Por causa da superlotação, mais de cem pessoas se feriram após a queda do alambrado.
Para evitar uma nova confusão no estádio, a PM (Polícia Militar) do Rio vai armar um megaesquema de segurança.
A mudança do local da disputa do clássico faz aumentar o temor que o Estadual desta temporada se torne a repetição do "Caixão-02", como ficou conhecido o campeonato do ano passado.
A competição foi disputada durante a Copa do Mundo e não conseguiu atrair o interesse dos torcedores fluminenses.
Apesar da mancada logo no início da competição, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, diz que o Estadual-03 será bom.
"O campeonato deste ano será muito mais organizado do que os anteriores. Com certeza, não teremos a série de problemas do ano passado", disse Eurico.
"O importante foi que o campeonato não parou", acrescentou o dirigente vascaíno, no final da reunião realizada quinta-feira.
Além da confusão fora de campo, o clássico de hoje não contará com a presença da principal contratação do futebol carioca em 2003: o meia-atacante Marcelinho, ex-ídolo do Corinthians e que estava no futebol japonês. Ele está contundido.
Já o Botafogo vai contar com o volante Fernando, ex-Palmeiras, que fará a sua primeira partida com a camisa do time carioca.


Texto Anterior: Apesar de prostestos do Milan, Rivaldo será chamado para seleção
Próximo Texto: Por segurança, PM estabelece nova lotação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.