São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2005

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PAN-AMERICANO

Comitê alega que R$ 95 mi cobririam geração de sinal; lucro de emissoras pode ser de centenas de milhões

Rio-07 pede verba pública para pagar TV

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Co-Rio (Comitê Organizador do Pan-2007) encaminhou ao Ministério do Esporte ofício no qual pede à pasta que contrate uma produtora para a geração de imagens e sons do evento. Por suas estimativas, o custo desse serviço ficará em torno de R$ 95 milhões.
Tal soma é maior do que o orçamento do ministério para o ano inteiro, após contingenciamento.
A demanda já foi encaminhada para estudos. Mas foi inesperada, pois, segundo a pasta, pelo planejamento original o investimento total do Esporte no Pan-2007 atingiria US$ 38 milhões (cerca de R$ 99 milhões). Assim, caso o pedido seja atendido, só restaria R$ 4 milhões para as demais áreas.
Para justificar o valor, o Co-Rio afirma que o custo não é tão grande -representaria 20% do que foi gasto com os mesmos fins nos Jogos de Atenas. Mas não apresenta a despesa em outros Pans.
No plano inicial, havia custo não-especificado sobre transmissão dirigido ao ministério de US$ 15 milhões (cerca de R$ 39 mi).
A discrepância é explicada pelo Co-Rio com o argumento de que a única estimativa de valor existente para os referidos fins foi elaborada à época da candidatura do Rio aos Jogos. Mas faz questão de ressaltar que à época não estavam definidos parâmetros e guias para a contratação do serviço.
Apesar de no passado o Co-Rio ter sido questionado sobre quem arcaria com eventual déficit resultante da diferença entre gastos e arrecadação, em momento algum foi explicado publicamente qual o papel da União na operação.
O Co-Rio foi o primeiro comitê organizador de Pan a adquirir os direitos de transmissão de TV e de merchandising da competição.
A promessa do crescimento de horas de transmissão, especialmente das competições envolvendo países periféricos, foi um importante trunfo na campanha do Rio para derrotar a americana San Antonio em agosto de 2002 pelo direito de organizar o Pan.
Os países caribenhos estão cansados de ter suas imagens preteridas por produtoras de outros países. O Rio prometeu que faria todo o possível para que isso não acontecesse caso fosse escolhido.
E foi prometido que países pequenos receberiam de graça o sinal. O retorno ocorreria na forma de patrocinadores interessados em penetrar nesses territórios.
Os direitos de transmissão no país já foram adquiridos por Globo, Globosat, ESPN Brasil e Sistema Globo de Rádio. A TV Globo pagou R$ 7,5 milhões e lançou no mercado plano comercial com seis cotas de patrocínio de R$ 50,648 milhões -no total seriam R$ 304 milhões.


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