São Paulo, quinta, 27 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taffarel abandona a seleção brasileira

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

O goleiro Taffarel, do Galatasaray (Turquia), pediu dispensa da seleção brasileira. A justificativa foi que considera encerrado seu ciclo na equipe. Titular nas últimas três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998), o goleiro havia sido convocado na semana passada para disputar os dois amistosos contra a Holanda, no próximo mês.
Na segunda-feira, após conversar por telefone com Luxemburgo, Taffarel enviou um fax ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, dizendo que a sua participação na seleção havia se encerrado na Copa-98. O pedido foi aceito e anunciado oficialmente ontem. "Agradeço a confiança sempre em mim depositada e espero ter dado o meu melhor", afirmou o jogador.
No fax, o goleiro também pede desculpas a Luxemburgo "por não ter conseguido expressar" seu pensamento na conversa telefônica e confirma o desejo de ter encerrado a participação na seleção.
Taffarel foi o jogador brasileiro, junto com o volante Dunga, que mais partidas disputou em Copas: 18 no total, tendo levado 15 gols.
Ele também foi o goleiro que mais atuou pela seleção. De acordo com as estatística da CBF, ele disputou 113 jogos, sofrendo 75 gols. O recorde anterior era de Gilmar dos Santos Neves, ex-goleiro do Santos e Corinthians.
Além do título na Copa do Mundo de 94, nos EUA, e o vice-campeonato, no ano passado, na França, o jogador foi medalha de prata na Olimpíada de Seul, em 1988.
A convocação do goleiro do Galatasaray tinha sido uma das surpresas de Luxemburgo para o amistosos contra a Holanda.
A primeira partida acontece no dia 5, em Salvador, e a segunda, dia 8, em Goiânia.
Após as falhas de Rogério Ceni, do São Paulo, no amistoso contra o Barcelona (empate de 2 a 2), Luxemburgo decidiu mexer no setor.
Com a saída de Taffarel, o treinador deverá convocar amanhã o substituto do goleiro. Bosco, do Sport, é o único goleiro confirmado no amistoso. Amanhã, Luxemburgo também deverá chamar um substituto para o volante Flávio Conceição, do La Coruña, contundido, e um lateral-direito.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.