UOL


São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Esporte coletivo defende histórico e vaga em Atenas

DA REPORTAGEM LOCAL

As brasileiras precisaram de dois Pan-Americanos para subirem ao topo do pódio. A primeira medalha de ouro feminina na história dos Jogos foi conquistada em um esporte coletivo, pela equipe de vôlei, em Chicago-1959.
A partir daquele ano, as atletas do Brasil só deixaram de amealhar uma medalha em esportes coletivos no Pan da Cidade do México-1975.
Na última edição dos Jogos, em Winnipeg, as mulheres registraram feitos importantes nesses esportes. Conquistaram, aliás, mais medalhas do que os homens.
As brasileiras venceram as competições de vôlei, vôlei de praia e handebol.
Na apertada final do vôlei, a seleção brasileira quebrou a hegemonia cubana, que perdurava desde 1971.
Entre os homens, apenas a equipe de basquete do Brasil subiu no topo do pódio, após bater um selecionado americano sem estrelas.
Em esportes individuais que têm também a disputa de duplas ou equipes, os homens levaram a melhor.
Eles ganharam o ouro no hipismo e no tênis. As mulheres repetiram o feito com as raquetes e venceram na ginástica rítmica desportiva.
Em Santo Domingo, neste ano, o Brasil terá representantes em sete modalidades coletivas. Cinco delas têm chance de voltar com um ouro: basquete, futebol, handebol, vôlei de praia e vôlei.
Nas modalidades com competição por equipes, o país estará em oito. A GRD, a ginástica artística, a dupla de tênis e o hipismo (time misto) têm chances de ouros.
Muitas dessas seleções serão beneficiadas pela falta de adversários fortes, como o basquete, que não encontrará o time A dos EUA e pegará Cuba em decadência.
No vôlei, mesmo com a seleção B, o Brasil tem chance. Os EUA, principal rival no continente, está no Grand Prix. Já Cuba, renovada, é uma incógnita.
Um bom resultado no Pan pode colocar seleções femininas em Atenas-2004. Os campeões do handebol e do pólo aquático se classificam. A equipe do hipismo também disputa vaga. (ML)


Texto Anterior: Atletas-musas vão do pódio à passarela
Próximo Texto: As panteras: Teens com arma e espada são promessa brasileira
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.