UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em São Petersburgo, tenista ganha pela primeira vez no carpete e encerra jejum de nove meses

Guga reage e conquista o maior título após cirurgia

Dmitry Lovestky/Associated Press
Gustavo Kuerten comemora, após o final do jogo com Sargis Sargsian, a conquista do título do Torneio de São Petersburgo


FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Após amargar uma péssima fase, Gustavo Kuerten voltou ontem a conquistar um título.
Guga derrotou o armênio Sargis Sargsian por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3) na decisão do Torneio de São Petersburgo, na Rússia, e quebrou um jejum de nove meses. O brasileiro havia sido campeão pela última vez em janeiro, em Auckland.
"Estou mais feliz ainda por terminar o ano com um título, da mesma maneira que comecei", disse ele, que terminou o torneio sem ceder nem sequer um set.
É apenas a terceira vez que consegue ser campeão sem perder nenhuma parcial. Ele havia obtido o feito pela última vez em Santiago, em março de 2000, ano em que terminou como número um.
Com o triunfo na Rússia, o brasileiro chegou a seu 19º troféu -apenas três jogadores em atividade foram campeões mais vezes.
O título em São Petersburgo, além de ser o primeiro no carpete, também é o mais importante conquistado por Kuerten após a cirurgia no quadril direito, em fevereiro do ano passado.
Além de Auckland, ele havia vencido o Torneio da Costa do Sauípe em 2002 depois de dois meses de recuperação para voltar às quadras. Os eventos têm premiação de US$ 380 mil, enquanto o russo distribui US$ 1 milhão.
Terceiro cabeça-de-chave, Guga enfrentou ontem o armênio Sargis Sargsian, 46º do ranking.
O adversário disputava sua segunda final em três semanas -foi vice em Moscou- e também havia alcançado a decisão vencendo todas suas partidas por 2 a 0.
Na semifinal, Sargsian eliminou o alemão Rainer Schuettler, sexto do mundo e algoz de Guga na Costa do Sauípe no mês passado.
Ontem, porém, Sargsian foi dominado. O brasileiro teve seu saque quebrado uma vez no primeiro set, mas venceu o serviço do armênio duas e fechou em 6/4.
Na segunda parcial, Guga obteve nova quebra e só precisou confirmar seus serviços para fazer 6/3 e garantir a vitória e o título.
"Ele simplesmente foi muito para mim hoje [ontem]", declarou Sargsian, que perdeu as três partidas que disputou com o brasileiro. "Acho que não seria capaz de vencê-lo nem que tivesse a minha melhor atuação", completou.
Após cumprimentar o armênio, que também passou por uma cirurgia no quadril direito no ano passado, Kuerten foi em direção ao técnico Larri Passos, que entrou em quadra para abraçá-lo.
"Quero curtir esse título, esse momento da minha carreira, porque amanhã [hoje] logo cedo já estaremos indo para Paris", disse Guga, que encerra a temporada nesta semana no Masters Series da França, também no carpete.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Tênis: Campanha alimenta motivação, diz Guga
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.