São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians paciente tenta embalar no Sul

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Jogar no erro do rival para sair na frente do placar e, depois, apostar no goleiro Fábio Costa. É com essa estratégia que o Corinthians pretende bater o Criciúma, às 21h50, fora de casa, a fim de manter o sonho da Libertadores.
Diante de números ofensivos modestos -o time marcou 39 gols em 37 jogos-, o Corinthians vai se apoiar na força da marcação para somar mais três pontos aos 57 que ostenta na classificação e, assim, tentar levar vantagem contra um adversário atormentado pelo perigo do rebaixamento.
Contra o Paraná, no domingo, o Corinthians chegou a ceder dez escanteios contra um no segundo tempo e viu o seu aproveitamento no número de passes cair para 69,1% -o seu terceiro pior desempenho no torneio. Mesmo assim, segurou o resultado.
Hoje, contra o time catarinense, o técnico Tite quer fazer da paciência a arma do Corinthians. "A concentração e a persistência serão fundamentais. Não abdicaremos da criação, mas podemos jogar com inteligência para usar a pressão a nosso favor."
Disposto a fechar sua turnê de dois jogos pelo Sul com 100% de aproveitamento -contra o Paraná, venceu por 2 a 1-, Tite ganhou um problema a mais: Gil, jogador mais habilidoso da equipe, cumpre suspensão e está fora. Para piorar, Alberto e Alessandro, opções para o ataque, foram vetados, restando Marcelo Ramos.
Sem fazer um gol há quase três meses -o último foi no dia 11 de agosto, contra o Figueirense, também em Santa Catarina-, Marcelo Ramos tenta se recuperar nos nove jogos que restam. "Sei que não estou num bom momento, mas, já que apareceu essa chance, vou ajudar o Corinthians."
Além de perder Gil, Tite não contará com Édson, expulso no último jogo. O treinador, no entanto, vê vantagem nessa troca forçada. "O Coelho tem um bom aproveitamento em jogadas de bola parada, e muitos jogos estão sendo decididos assim."
Segundo dados do Datafolha, o treinador corintiano pode mesmo se dar bem por esse caminho. No torneio, o Criciúma aparece como o segundo time que mais sofreu gols de bola parada -20- e é o quinto que mais comete faltas: 25,6 infrações por partida.
Aliado a isso, Tite pretende explorar com mais intensidade o jogo aéreo para seus atacantes -em especial Jô. No Brasileiro, o Corinthians é o sexto time que mais faz cruzamentos, com 24,8 bolas alçadas por partida.
Outro fator que pode ajudar é o goleiro Fábio Costa, que mantém a escrita de nunca ter perdido para o Criciúma desde 1997.
E o time de SC ainda terá que jogar alterado. No meio, Athos dá lugar a Rafael, o que deve deixar a equipe mais defensiva. Saulo entra no lugar de Douglas, suspenso.


Colaboraram Fábio Tura, do Datafolha, e a Agência Folha


NA TV - Globo, só para SP, ao vivo, às 21h50


Texto Anterior: O personagem: Correa passa, faz gol e decide jogo para torcedor vip
Próximo Texto: Os personagens: Goleiro joga por tabu; atacante, por recuperação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.