São Paulo, Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Equipe bate o Franca e conquista o Paulista
Bauru é campeão pela primeira vez

da Reportagem Local

Pela primeira vez na história, a cidade de Bauru tem um campeão estadual de basquete.
Ontem à noite, em Bauru, no ginásio Panela de Pressão, que recebeu cerca de 3.000 torcedores, a Tilibra-Copimax venceu o Marathon/Franca por 91 a 82 (40 a 33), fechou em 3 a 1 o playoff final e conquistou o Paulista masculino.
No feminino, no final dos anos 70, o Bauru Tênis Clube chegou perto do título, mas acabou vice-campeão cinco vezes seguidas.
No masculino, após a conquista da segunda divisão estadual em 1996, a Tilibra decidiu "adotar" o time, que defendia a Associação Luso Brasileira. Ampliou o investimento e contratou jogadores.
O time foi nono no Paulista-97, quinto no Paulista-98 e semifinalista no Nacional-99. A equipe reforçou-se ainda mais para o Paulista 99-00, passando a contar com os únicos selecionáveis no basquete paulista (o ala Vanderley e o pivô Michel).
A partida de ontem deu a Jorge Guerra, o Guerrinha, 40, técnico do time de Bauru, seu primeiro título. Antes, havia sido três vezes vice-campeão (leia ao lado).
E marcou a despedida de Hélio Rubens Garcia de Franca, após 41 anos de trabalho no basquete da cidade -como jogador ou treinador. O técnico está de mudança para o Rio, onde dirigirá o Vasco no Campeonato Nacional.
Sob o comando de Hélio Rubens, 59, o time francano conseguiu ganhar quatro títulos paulistas nos últimos 12 anos.
"Apliquei aqui tudo o que aprendi em Franca, onde joguei muitos anos", disse Guerrinha.
Com um grupo de jogadores de nível técnico superior e um banco de reservas mais forte, a Tilibra-Copimax demonstrou em quadra, ontem, sua superioridade.
O Marathon só esteve à frente no placar porque o ala Chuí fez os dois primeiros pontos do jogo. A equipe da casa virou, administrou e abriu -no segundo tempo, a diferença chegou a 14 pontos.
Os maiores destaques da Tilibra-Copimax foram seus dois norte-americanos, Patterson e Evans, que acertaram bolas de três pontos seguidamente.


Texto Anterior: Melhor do mundo, Cuba demite técnico
Próximo Texto: Guerrinha acaba com a sina de vice
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.