São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time gaúcho empata com o Botafogo no Maracanã e garante vaga na Libertadores-2000, ao lado do Palmeiras
Juventude é campeão da Copa do Brasil

da Reportagem Local

O Juventude conquistou ontem a Copa do Brasil pela primeira vez, ao empatar com o Botafogo em 0 a 0, no Maracanã, em jogo fraco tecnicamente. Na primeira decisão, em Caxias do Sul (RS), os gaúchos venceram por 2 a 1.
O Juventude garantiu uma vaga na Libertadores de 2000, ao lado do Palmeiras, atual campeão do torneio. É a primeira vez que duas equipes brasileiras com o mesmo patrocinador chegam à Libertadores em um mesmo ano. Ambos têm a Parmalat como parceira.
O terceiro representante do país na competição sul-americana será o campeão do Brasileiro-99, que começa no dia 25 de julho.
O título marca a ascensão de uma equipe que em 94 disputava a Série B do Brasileiro. Nesse ano, conquistou o título e passou a ser a "terceira força" do Rio Grande do Sul. Em 98, o time de Caxias do Sul venceu o Estadual, quebrando uma hegemonia de quase 60 anos da dupla Gre-nal no torneio.
O título aumenta também a vantagem dos times gaúchos em relação aos demais em conquistas da Copa do Brasil. As equipes do Rio Grande do Sul já venceram a competição cinco vezes (o Grêmio ganhou três vezes, e o Inter, uma). São Paulo e Minas, com duas conquistas cada, vêm a seguir.
O Botafogo pressionou o jogo todo, mas, sem objetividade, não conseguiu vencer a zaga adversária. A defesa gaúcha conseguia evitar que os rivais entrassem na área com condições de chutar a gol.
O jogo, muito disputado no meio-de-campo, foi truncado durante a maior parte do tempo. O Juventude, inoperante no ataque, só desarmava, enquanto o Botafogo não conseguia criar. Nervosos, os cariocas insistiam nos cruzamentos para a área, quase todos rebatidos pelo goleiro Émerson.
No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor. Aos 4min, Bebeto, de cabeça, quase marcou.
A jogada de maior perigo do Botafogo aconteceu aos 42min, em jogada individual de Rodrigo. O meia driblou três adversários, mas chutou para fora.
Retrancado, o Juventude tocou a bola até o fim e conseguiu segurar o empate em 0 a 0, que garantia o título mais importante da história do time de Caxias do Sul.


Texto Anterior: Brasil garante primeiro lugar e "escapa" dos EUA no Mundial
Próximo Texto: Time consegue unir torcidas adversárias no RS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.