São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE - SAÚDE
Obsessão pelo corpo "perfeito" pode causar sérios danos à saúde

DA REPORTAGEM LOCAL

A obsessão em ter um corpo "perfeito" está levando muitos praticantes de atividades físicas a colocar suas vidas em risco.
A busca pelo padrão estético considerado ideal -um corpo magro e com musculatura definida- está fazendo com que muitas pessoas cometam excessos quando realizam exercícios.
O exagero, nesse caso, é um grande "vilão" para a saúde.
O abuso das quantidades e intensidades dos exercícios, a má alimentação e a ingestão indiscriminada de substâncias que prometem resultados rápidos, são os mais graves erros cometidos por praticantes de atividades físicas que estão buscando a "perfeição física".
Muitos pesquisadores já apontaram a compulsão pelo exercício como o grande mal desse fim de século.
Segundo o professor de educação física Daniel Alves Rosa, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a prática compulsiva de atividades físicas pode estar associada à beta-endorfina -substância do organismo responsável, entre outros estados psicológicos, pelo sentimento de prazer que provoca nas pessoas.
De acordo com alguns estudos já realizados, a atividade física provoca um aumento nos níveis de beta-endorfina, elevando sua atuação sobre os circuitos nervosos dos praticantes.
Exercitar demais o corpo pode causar problemas sérios à saúde, como o funcionamento irregular do organismo que, sem tempo para repor as reservas musculares e hepáticas, fica sem energia.
Pode provocar também estresse físico, desregulando o funcionamento do hipotálamo -estrutura cerebral que comanda a liberação de hormônios- alterando o metabolismo.
O cirurgião plástico Luiz Fernando Tibery Queiroz escreveu um artigo a respeito da relação entre exercício físico e estética afirmando que o padrão de beleza atual está vinculado mais à hipertrofia muscular, uma das atividades mais praticadas por quem busca o corpo "perfeito".
"O trabalho muscular é o mais procurado atualmente pois, além de magras, as pessoas devem apresentar musculatura rígida." (EDUARDO ARRUDA) E-mail mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Basquete - Melchiades Filho: Tornozelos quebrados
Próximo Texto: Futebol nacional: Dia-a-dia dos clubes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.