São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rivais vivem situações opostas na temporada

DA ENVIADA A FONTANA

A temporada deste ano da Indy evidenciou as situações opostas enfrentadas por duas de suas principais equipes. De um lado a Penske, com os brasileiros Gil de Ferran e Hélio de Castro Neves, brigando pelo título. De outro lado, a Ganassi, atual campeã, com o Juan Pablo Montoya (COL) e Jimmy Vasser (EUA), que fazem uma temporada apenas regular.
Equipe mais tradicional da categoria, a Penske atravessava, até o ano passado, uma fase ruim. Depois de dominar a temporada de 1994 -naquele ano venceu 12 das 16 provas-, a equipe entrou em declínio. Em 1995, venceu cinco corridas. No ano seguinte, não obteve nenhuma vitória. Em 1997, registraria apenas três triunfos.
Depois disso, a equipe amargou três anos de jejum. Ironicamente, o time "empacou" na 99ª vitória. A 100ª conquista só aconteceu em maio deste ano, quando Ferran venceu em Nazareth.
Coincidência ou não, o fato é que a Penske só conseguiu voltar a vencer depois que deixou de produzir seu próprio chassi no início do ano, passando a usar o modelo da Reynard. Outra mudança foi a troca dos motores. Deixou o Mercedes pelo Honda.
A Ganassi, que foi o primeiro time a conquistar quatro títulos consecutivos na Indy -com Jimmy Vasser (1996), Alessandro Zanardi (1997 e 1998) e Juan Pablo Montoya (1999)-, fez o caminho oposto. Trocou o forte motor Honda, presente em todos os campeonatos, pelo Toyota, que fez sua estréia na categoria no ano passado e terminou 1999 sem vencer nenhuma corrida.
Além disso, a Ganassi perdeu também seu principal engenheiro, Morris Nunn, que montou sua própria equipe, a Mo Nunn, do brasileiro Tony Kanaan.
Anteontem, Chip Ganassi, dono da equipe, anunciou sua dupla de pilotos para 2001. Além de Bruno Junqueira, o francês Nicolas Minassian correrá no time no próximo ano. Apesar de tudo, o dirigente não acredita que sua equipe tenha feito uma temporada ruim. "Acho que tivemos um ano decente", afirmou. (TC)


Texto Anterior: Piloto desmente o desejo de se transferir à F-1
Próximo Texto: Oval sofre reforma de segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.