São Paulo, sábado, 29 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STOP & GO
Chances

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Max Wilson e Ricardo Zonta poderão ocupar nobres cockpits no ano que vem. O primeiro, no vestibular da Williams. O segundo, que abriu mão da proposta de Frank Williams, está dividido entre ofertas da McLaren, da Ferrari e da Jordan, com a qual, inclusive, já trabalha.
Dois bons pilotos, que podem alcançar a F-1 por um dos poucos caminhos ainda possíveis, o de "test driver".
Pouco antes de desistir de manter o filho na F-1, Wilsinho Fittipaldi resumiu bem o que é a categoria. Em Monza, se não me falha a memória, à frente dos caminhões das equipes, ilustrou. "O problema é você alcançar essas quatro aqui", disse, separando os veículos de Williams, McLaren, Benetton e Ferrari dos demais.
"O resto não vale nada."
Claro, a coisa não é tão feia assim. O desabafo de Wilsinho vinha carregado de frustração com um Arrows que não permitia a Christian fazer muito, apesar de custar tão caro.
Apesar dessa lógica inexorável, a F-1 ainda permite algumas surpresas, como Barrichello, em Mônaco, Hill, na Hungria, Trulli, na Áustria.
Prost e Jordan, neste ano, foram exemplos entre os times.
Entrar numa das quatro grandes, porém, mesmo que pela porta dos fundos, já é um começo promissor.

Boato, na F-1, se torna verdade a partir do momento que todos o admitem como verdade. A associação entre a British American Tobacco (BAT) e a Tyrrell é um desses casos.
Na próxima terça, em Londres, a gigante do cigarro anuncia que comprou a equipe ou parte dela. E nega, apesar de ser verdade, que Villeneuve será piloto do supertime em 99.
Só um porém. A BAT, há dois meses, teria dado cerca de US$ 60 milhões para Richards adquirir parte da Benetton.
Como creio mais em boato do que em caridade, alguma coisa está errada nessa história.

NOTAS

Programa de índio
O belo Kartódromo de Granja Viana realiza hoje suas "500 Milhas", com a participação de quase todo mundo -Barrichello, Christian, Kanaan e Da Matta formam uma das 30 equipes, para se ter uma idéia. A largada será às 22h30 de hoje, e a prova deve durar umas 11 horas. Entrada franca.

Bicampeão
Apesar do esforço do escocês Colin McRae, que venceu o Rali da Inglaterra no início da semana, Tommy Makkinen faturou seu segundo mundial consecutivo. O finlandês da Mitsubishi, sexto na prova, é o terceiro piloto da categoria a ter sucesso na defesa do título.

Mão-de-obra
A BMW anunciou a revitalização de seu Junior Team, já pensando na Williams do ano 2000. Os eleitos: Alexander Muller, Timo Schneider e Dominik Schwager, vindos da F-3 alemã. A montadora bávara vai colocá-los na F-3.000 em 98.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.