São Paulo, terça, 29 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem caixa, São Paulo quer veteranos

da Reportagem Local

Alegando não ter dinheiro para contratações caras, o São Paulo vai formar seu elenco para a temporada 99 com a incorporação de jogadores veteranos que sejam donos de seus próprios passes.
Esse é o caso do lateral Jorginho, 34, apresentado ontem no Morumbi como o primeiro reforço do clube para próxima temporada.
O próximo contratado deve ser o zagueiro Aloísio, 35, atualmente no Porto, de Portugal.
Segundo a diretoria do clube, ele já teria aceito a proposta do São Paulo, e só dependia da liberação do clube português para voltar ao futebol brasileiro.
Outros veteranos cogitados no clube são os cruzeirenses Marcelo e Muller, ambos com 32 anos.
O atual elenco do São Paulo já tem cinco jogadores com pelo menos 30 anos de idade -Cláudio, Zé Carlos, Capitão, Gallo e Raí.
Outro atleta que o clube pretende contratar, o zagueiro uruguaio Alejandro Lembo, do Bella Vista, pode ser descartado por seu preço (US$ 1,5 milhão).
"Não temos dinheiro em caixa. Só podemos contratar o Lembo se o Bella Vista parcelar o preço do passe", diz Pérsio Rainho, diretor de futebol do São Paulo.
Em 98, o time recebeu US$ 26 milhões do Betis, da Espanha, pelo passe do meia-atacante Denílson, o maior valor já recebido por um clube brasileiro na venda de um jogador na história.

Na lateral
Contratado por um ano, Jorginho chega ao São Paulo para jogar na lateral-direita, posição que não atua desde 95, quando ainda jogava pela seleção brasileira.
Em seu último clube, o japonês Kashima Antlers, ele jogou por quatro temporadas como volante.
"Estava decidido a jogar como volante, mas o Carpegiani (técnico do São Paulo) me fez entender que era possível voltar à lateral, com liberdade para jogar pelo meio, como fez o Arce na Copa do Mundo", justifica Jorginho, citando o exemplo do jogador da seleção paraguaia, que foi comandada no Mundial por Carpegiani.
Jorginho, que saiu do Brasil em 1988, aposta que sua experiência pode superar uma possível falta de velocidade para jogar na lateral.
"Não sou mais um garoto, nem tenho mais a mesma velocidade, mas conto com a experiência e com uma vida regrada que manteve meu corpo em forma. Pretendo jogar até os 40 anos", diz o novo contratado, que só se apresenta para os treinamentos no próximo dia 4 de janeiro.
Com o novo reforço, o São Paulo passa a contar com três jogadores para a lateral direita com mais de 30 anos -Jorginho, Zé Carlos e Cláudio, sendo que os dois primeiros já disputaram Copas do Mundo pela seleção brasileira.
O time tem agora também três jogadores que participaram da conquista do Mundial dos Estados Unidos, em 94 -Jorginho, Márcio Santos e Raí.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.