UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTSAL

Com a vaga do Banespa na Liga Futsal, São Bernardo contrata ala e monta time para buscar 1º título do Estado no torneio

Parceria traz Manoel Tobias a SP pela 1ª vez

Mauricio Kaye - 3.set.00/Divulgação
O ala Manoel Tobias, da seleção brasileira, que defenderá a equipe de São Bernardo neste ano


ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma parceria entre um clube da capital e uma prefeitura da Grande São Paulo viabilizou a vinda do ala Manoel Tobias, considerado por muitos o melhor jogador de futsal do Brasil, para atuar pela primeira vez no Estado.
O clube Banespa, que perdeu o patrocínio do banco Santander no final do ano passado, firmou parceria com a Prefeitura de São Bernardo para esta temporada.
Além de Manoel Tobias, a nova equipe, que foi apresentada ontem, na cidade do ABC, terá o goleiro Serginho, o ala Saad e o pivô Índio. O clube negocia ainda com o fixo Gôda. Todos tiveram passagem pela seleção brasileira.
"Estou feliz por jogar em São Paulo pela primeira vez na minha carreira. Ainda mais em um elenco tão bom. Nosso objetivo é trazer o título da liga para São Paulo", afirma Manoel Tobias, 31, um atleta errante, que já atuou em times de outros sete Estados.
"Procuro sempre me adaptar aos lugares o mais rápido possível. Para isso, minha família é fundamental. Graças a ela resolvi vir jogar em São Paulo", conta o ala.
Tobias, natural de Salgueiro, em Pernambuco, já defendeu um clube de seu Estado, mas também atuou em equipes de Ceará, Minas Gerais, Rio, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Pelo acordo firmado pela prefeitura, São Bernardo cederá a estrutura esportiva, alguns patrocinadores irão bancar os custos, e o Banespa entrou com sua vaga na Liga Futsal, a principal competição da modalidade no Brasil.
A parceria com a prefeitura irá trazer alguma estabilidade ao clube Banespa, que havia ficado na dependência das renovações anuais de patrocínio com o Santander. O contrato com São Bernardo foi assinado até 2004.
"Foi a melhor solução para o clube, que sempre teve vida própria, dar continuidade ao seu trabalho", conta Rubens Bueno, gerente de futsal do clube Banespa.
As divisões de base ficaram divididas. O São Bernardo terá a equipe juvenil, enquanto o Banespa ficou com as outras categorias.
Sem grandes investimentos em São Paulo, vários expoentes do futsal paulista migravam para outros Estados. Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm alternado a hegemonia no país. O Rio de Janeiro, com o supertime do Vasco de 2000, que contava com a base da seleção, foi o único a conseguiu furar esse bloqueio na Liga Futsal.
Com o investimento de São Bernardo, agora, São Paulo ao menos conseguiu repatriar dois destaques do Estado: o técnico Milton Ziller Júnior, o Miltinho -bicampeão da Liga Futsal com o Atlético-MG (1997 e 1999)- e o goleiro Serginho, vencedor da edição de 1996, defendendo o Internacional/Ulbra-RS.
"Para eu, que sou paulista, esta volta ao futsal daqui representa muito. Estava havia 11 anos jogando fora do Estado. E, com esse time que São Bernardo está montando, dá para sonhar com o título", diz Serginho, 38, vice-campeão da liga em 2002 com o Minas e considerado o melhor goleiro da competição do ano passado.


Texto Anterior: Futebol - Soninha: Coordenador pra quê?
Próximo Texto: Jogos Abertos ajudam clubes a obter acordos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.