UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Elaborado à mão, borderô nasce em sala secreta

DO PAINEL FC
E DA REPORTAGEM LOCAL

A elaboração dos borderôs das partidas do Corinthians tem como marcas a paranóia com segurança e um acabamento que lembra o de súmulas de jogos colegiais.
Feitos à mão e à caneta, os boletins financeiros dos jogos do Corinthians são preenchidos em uma sala secreta, dentro do Pacaembu.
"Isso eu não falo nem para a minha mãe", respondeu Lúcio Blanco, supervisor de arrecadação do Corinthians, quando questionado sobre onde eram confeccionados os borderôs e contado o dinheiro arrecadado.
O borderô é produto de vários "miniborderôs" feitos em cada uma das 25 bilheterias do estádio.
Com o início do segundo tempo de cada partida, os postos de venda do Pacaembu são fechados. Dinheiro e sobra dos tíquetes na mão, os bilheteiros rascunham seus boletins individuais.
Um a um, os funcionários vão à sala secreta, onde Blanco e um representante da Federação Paulista conferem o valor arrecadado e os documentos dos bilheteiros.
Calculadora em punho, os dois únicos responsáveis pelo borderô final fazem contas e distribuem o dinheiro.
Cinco por cento ficam com a federação local. Outros 5% vão para a CBF, que destina a verba a um fundo para viabilizar a Série C. Um por cento da renda vai para a Federação das Associações de Atletas Profissionais. O governo federal arrecada outros 5% do montante, imposto fruto de acordo da Previdência com os clubes.
A maneira como o dinheiro sai do Pacaembu é outro mistério. "Não posso falar por questão de segurança. Contando de onde sai o dinheiro, estamos arriscados a assaltos", conta Blanco, funcionário do Corinthians há três anos. "É um trabalho solitário. Vou sempre ao estádio, mas não consigo ver um minuto do jogo. Muitas vezes saio do Pacaembu sem saber se o Corinthians ganhou ou não." (FM E MSK)


Texto Anterior: Estatuto abre "caixa-preta" e escancara futebol frágil
Próximo Texto: Para clubes, exposição de dados derrubará mito
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.