São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Atacante da seleção é favorito a quebrar tabu de mais de 50 anos

DO ENVIADO A YOKOHAMA

Um brasileiro em especial poderá fazer história hoje. Desde 1950 um jogador da seleção não é o artilheiro da Copa do Mundo.
O Brasil ganhou quatro títulos mundiais desde então, foi à final em 1998, teve esquadrões famosos, como o de 1982, mas ninguém conseguiu ficar à frente dos estrangeiros na tabela de goleadores no final da competição.
Se não sair gol na final de hoje, Ronaldo, que já anotou seis vezes na Copa, será artilheiro isolado. Ele é favorito para ficar com a honraria, que Ademir de Menezes, outro centroavante, conseguiu em 1950 -o ""Queixada" marcou nove vezes no Mundial que foi realizado no Brasil.
Em 1962, Garrincha e Vavá fizeram quatro gols cada um e permaneceram um bom tempo como co-artilheiros da Copa. Mas, em 1990, a Fifa reconheceu um quinto gol para o iugoslavo Jerkovic -ele marcou três vezes na Colômbia e posa como único artilheiro do Mundial do Chile.
Pelé marcou 12 vezes em Copas, mas sempre ficou longe do posto de artilheiro do principal torneio do futebol mundial.
Outros grandes goleadores brasileiros tentaram o feito e não conseguiram. Rivellino, Jairzinho, Reinaldo, Roberto Dinamite, Zico, Serginho, Careca, Muller, Romário, Bebeto...
Agora, o Mundial pode muito bem acabar com dois brasileiros no topo da lista dos artilheiros, algo inédito -não há co-goleadores de Copa do mesmo país na história. Rivaldo tem apenas um gol a menos que Ronaldo.
A maior ameaça aos brasileiros é Klose, atacante alemão que fez cinco gols de cabeça neste Mundial. Mesmo que ele faça um gol, porém, Ronaldo quebra um tabu de mais de 50 anos. (RBU)



Texto Anterior: O dia de Ronaldo
Próximo Texto: Tostão: Grande dia de Ronaldo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.