UOL


São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Times europeus vetam realização de um segundo Mundial de Clubes

DA REPORTAGEM LOCAL

A Uefa, entidade que controla o futebol europeu, anunciou ontem que um fórum com os principais times do continente vetou propostas para reviver o Mundial de Clubes da Fifa.
Tendo reunido dirigentes de 102 equipes, o Fórum de Clubes Europeus divulgou um comunicado avisando que é totalmente contrário à idéia de Joseph Blatter, presidente da Fifa.
O dirigente da entidade que administra o futebol mundial gostaria de realizar uma segunda edição do Mundial de Clubes -até hoje houve apenas uma edição, no início de 2000, vencida pelo Corinthians, em final contra o Vasco, no Maracanã.
Segundo o comunicado do fórum, os clubes não acreditam que "haja necessidade ou desejo pela realização deste torneio entre os clubes, torcedores, jogadores e patrocinadores europeus".
"Nós nos oporíamos a que ele venha, um dia, a ser disputado novamente. Num momento em que o futebol europeu tem feito esforços para reduzir o número de jogos em competições de primeira linha, abolindo uma fase da Copa dos Campeões, não faz sentido introduzir outro torneio internacional no calendário."
Para os clubes europeus, o retorno do Mundial de Clubes seria um "passo para trás". "Esperamos que o bom senso acabe prevalecendo sobre a questão."
Em 2000, quando o 1º Mundial foi disputado em São Paulo e no Rio, o Manchester United recebeu muitas críticas dos ingleses por ter aceitado jogar.
O fórum tem um comitê executivo que é formado por dirigentes de 11 clubes europeus, que falam, por procuração, por 102 dos maiores times do continente.
A primeira reunião entre eles aconteceu em julho do ano passado. Na segunda, recém terminada na Suíça, o principal assunto foi a polêmica em torno do Mundial.
O torneio deveria ter tido sua segunda edição em 2001, na Espanha, mas acabou sendo cancelado por falta de parceiros comerciais.
A Fifa anunciou, então, que estava remarcando a competição para 2003, mas daí, alegando novos problemas, sofreu outro adiamento. Foi transferido para 2005.
Quando esteve em Madri, no mês passado, em reunião do Comitê Executivo da Fifa, Blatter havia dito que de 2005 ele não passaria -e que seria realizado mesmo na capital espanhola.
No início do mês, entretanto, o dirigente suíço mudou de idéia. Disse, em Zurique, que 2006 seria o ano mais indicado para a realização do 2º Mundial de Clubes.


Texto Anterior: Futebol: Itália cogita aposentar pontos corridos
Próximo Texto: Boxe - Eduardo Ohata: A longo prazo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.