UOL


São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

A longo prazo

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

A categoria dos superpenas, de Acelino Freitas, o Popó, tem outro fim de semana agitado, cujos resultados podem influir em seu futuro a longo prazo.
(Quanto ao futuro imediato de Popó, sua equipe está muito próxima de definir o local onde defenderá os cinturões contra o mexicano Gabe Ruelas. Os Estados favoritos são Virgínia Ocidental e Oklahoma, ambos nos EUA.)
No domingo, o título vago da Federação Internacional de Boxe será definido em Las Vegas, nos EUA, entre David Santos (42 vitórias, 27 nocautes, e 5 derrotas) e Carlos Hernandez (37 vitórias, 23 nocautes, 4 derrotas e 1 empate).
O promotor das lutas de Popó, o norte-americano Arthur Pelullo, afirmou a esta coluna já ter conversado com os promotores de ambos os pugilistas, respectivamente, Joe Goosen e Bob Arum.
Pelullo afirmou ter oferecido bolsas "na casa das centenas de milhares de dólares" para o vencedor do combate de domingo unificar seu cinturão com os do brasileiro, que por sua vez detém os cinturões da AMB (Associação Mundial de Boxe) e da OMB (Organização Mundial de Boxe).
A reação de Goosen e Arum?
Não responderam de forma muito clara, limitaram-se a afirmar que somente conversariam depois do término do combate.
Outro superpena ranqueado que sobe ao ringue hoje, em Buenos Aires (ARG), e precisa ir bem para poder enfrentar Popó é o argentino Jorge "La Hiena" Barrios (37 vitórias, 27 nocautes, 1 derrota, e 1 empate). Ele pega o panamenho Orlando Soto, ex-vítima de Popó. O cinturão latino da OMB de Barrios estará em jogo.
Quem planeja ascender para a categoria dos superpenas é o campeão dos pesos-penas do CMB (Conselho Mundial de Boxe), Erik "El Terrible" Morales (42 vitórias, 31 nocautes, e 1 derrota).
Morales ganhou notoriedade após ter vencido o compatriota mexicano Marco Antonio Barrera, na "luta do ano" de 2000.
Eles tem confirmados mais dois combates em sua categoria, o último deles no dia 3 de maio. Na sequência, espera o resultado da luta pelo cinturão dos superpenas do CMB envolvendo o campeão Sirimongkol Singmannasuk (42 vitórias, 24 nocautes, e 1 derrota) e Jesus "El Matador" Chávez.
Para Morales tudo ficaria mais fácil se Chávez, que a exemplo de Morales e Hernandez é promovido pela Top Rank, vencesse. Nesse caso, ficaria tudo "em família".
Para Popó também é melhor que Chávez traga para o Ocidente o título do CMB. Os orientais dificilmente vêm para defender ou unificar títulos. Singmannasuk é forçado a enfrentar Chávez porque este é o primeiro do ranking.
Também está na fila de espera para pegar Popó, em revanche, o cubano Joel "Cepillo" Casamayor (29 vitórias, 18 nocautes, e 1 derrota), que na madrugada do último domingo superou o americano Nate Campbell, por pontos, em decisão que provocou polêmica.
Em minha opinião, no entanto, não houve motivo para isso. O cubano venceu mesmo. Por pequena margem (dois pontos na minha contagem), mas venceu.
Em alguns dos assaltos foi muito difícil definir um vencedor, porém o cubano sempre parecia ter uma pequeníssima vantagem.
Casamayor segue como primeiro dos rankings da AMB e OMB, e, consequentemente, como desafiante obrigatório do brasileiro.
Tudo aponta para um ano de maior atividade na categoria.

No ringue
O K-1, mais prestigioso campeonato de luta em pé do mundo, terá pela primeira vez uma etapa brasileira, no próximo dia 23, no Maksoud Plaza, em São Paulo. Participam Carlos Barreto, Laerte Rezende Jr., Jefferson "Tank" Silva, Carlos Laertes de Lima, Luis Aparecido dos Santos, Eduardo "Morfeu" Maiorino e Vitor "Vitinho" Bruno Miranda. O vencedor, no entanto, não terá garantida vaga para o GP-2003, a grande final, no Japão. O vencedor do K-1 Brasil terá de disputar ainda um torneio regional e mais uma eliminatória, que apontará os sete lutadores que disputam o GP-2003.

Na telinha
A Directv exibe em fevereiro seis filmes relacionados ao pugilismo, nos canais Films & Arts e TV5: "Corpo e Alma" (dia 12, 22h, F&A); "Fibra de Campeão" (dia 18, 0h, F&A); "O Invencível" (dia 19, 22h, F&A); "Detetive" (dia 20, 22h15, TV5); "Homeboy" (dia 22, 0h, F&A) e "Sombras do Mal" (dia 23, 0h, F&A).

E-mail eohata@folhasp.com.br


Texto Anterior: Times europeus vetam realização de um segundo Mundial de Clubes
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: Zé Cabala e o factótum
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.