São Paulo, segunda, 31 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time de Zagallo é eliminado com 4 pontos a mais do que o Corinthians
Palmeiras tira a Lusa das semifinais do Paulista-99 e busca a 'tríplice coroa'

Evelson de Freitas/Folha Imagem
O atacante Paulo Nunes comemora gol palmeirense com máscara de porco, mascote do time, que tenta títulos estadual, nacional e continental


da Reportagem Local

Em um jogo emocionante, o Palmeiras venceu ontem a Lusa por 4 a 3, garantindo a última vaga para as semifinais do Paulista e mantendo suas chances de conquistar a "tríplice coroa" -o Estadual, a Libertadores e a Copa do Brasil.
O jogo teve três gols marcados nos últimos 15 minutos e três pênaltis marcados a favor da Lusa -todos convertidos pelo atacante Hernâni. Nas outras 15 partidas que fez na segunda fase, a Lusa só havia marcado dois gols em cobranças de penalidade.
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 32 pontos e terminou a segunda fase do Paulista na vice-liderança do Grupo 3.
Nas semifinais, o time do técnico Luiz Felipe Scolari, com a vantagem de jogar por dois empates por ter conquistado mais pontos, enfrenta o Santos.
Na outra série, o São Paulo, também com a vantagem dos empates, enfrenta o Corinthians, na repetição do jogo que decidiu as duas últimas edições do Estadual.
A fase decisiva está marcada para começar no próximo domingo. Um dos dois jogos, provavelmente entre São Paulo e Corinthians, pode ser antecipado para o sábado pela Federação Paulista.
A segunda rodada das semifinais está marcada para o próximo dia 9 de junho.
Caso o Palmeiras passe pelo Santos, o Campeonato Paulista vai manter a monotonia da década de 90, quando os três clubes mais populares da capital decidiram todos os títulos.
A vitória de ontem contra a Lusa serviu também para o Palmeiras manter as esperanças de conquistar a "tríplice coroa".
O time já está na final da Taça Libertadores -faz o primeiro jogo da decisão na quarta-feira, na Colômbia, contra o Deportivo Cali- e disputa as semifinais da Copa do Brasil contra o Botafogo -na primeira partida, na última sexta-feira, empatou em 1 a 1.
"Estamos pensando em ir chegando. Imagino disputar o título das três competições, mas sei das limitações de meu time", diz Luiz Felipe Scolari, que considera o Paulista a competição mais difícil de vencer em função do número de jogos que ainda restam.
Para conquistar o título da competição, o Palmeiras precisaria fazer mais quatro jogos.
Com a passagem para as semifinais do Campeonato Paulista, o Palmeiras irá disputar, pelo menos, 48 partidas oficiais só no primeiro semestre da temporada.
Na Lusa, a derrota, além de determinar o 26º ano sem conquistas do Estadual pelo clube, deve encerrar o ciclo de Zagallo no time.
O treinador não deve renovar seu contrato, que acaba no próximo dia 30 de junho.
"Fico na Lusa se a diretoria quiser e também reforçar muito o nosso elenco para a disputa do Brasileiro", afirmou o treinador após o jogo.
A Lusa foi eliminada mesmo terminando a segunda fase do torneio com quatro pontos a mais do que o Corinthians, que ficou com o segundo lugar do Grupo 4.
O primeiro lugar dessa chave ficou com o Santos, que ontem bateu o Guarani por 2 a 0, com um dos gols marcado pelo estreante Paulo Rink.
Com a vitória, a equipe, que não disputa uma final do Paulista desde 84, quebrou uma série de três jogos sem resultados positivos.
A última rodada da segunda fase do Paulista-99 também proporcionou resultados inesperados e raros para São Paulo e Corinthians.
O São Paulo perdeu sua invencibilidade na competição em Americana, onde foi derrotado pelo Rio Branco por 2 a 1.
Com o resultado, o time perdeu a chance de se tornar o primeiro campeão paulista invicto desde 72, quando o Palmeiras conquistou o título sem perder nenhuma de suas 22 partidas.
Já o Corinthians, no sábado, empatou com o Mogi Mirim por 0 a 0 fora de casa e passou às semifinais do Paulista com a pior campanha entre os quatro times que restam na competição.
Foi apenas o segundo empate do time nos 16 jogos disputados no Campeonato Paulista.
O Corinthians também encerra a segunda fase do torneio com uma marca negativa.
O saldo de gols da equipe -apenas quatro- é o pior do time em um Paulista desde 1963, quando encerrou sua participação com saldo positivo de três gols.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.