São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPA-2014

Em visita de cartolas da Fifa, Sul expõe lobby de preteridos

FLÁVIO ILHA
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Durante a visita de inspetores da Fifa, Porto Alegre viu ser confirmada a condição do Beira-Rio de estádio indicado à Copa-2014. Foi o único campo vistoriado. Isso não impediu a diretoria do Grêmio de apresentar aos cartolas um projeto alternativo, com uma nova arena.
Não é a primeira vez que a candidatura oficial de um estádio, incluído no dossiê brasileiro para a Fifa, sofre uma tentativa de ser atravessada. Já aconteceu em São Paulo, em Curitiba e no Rio.
Em Porto Alegre, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, descartou uma mudança na escolha do Beira-Rio, que pertence ao Inter, desde que cumprido o projeto apresentado à Fifa. "Se tudo for cumprido exatamente como está previsto, não há por que mudar", declarou Teixeira. "O novo projeto [do Beira-Rio] é inegavelmente muito bom", disse. Segundo Teixeira, a reforma atende às exigências internacionais.
Ainda assim, o presidente do Grêmio, Paulo Odone, entregou o projeto do novo estádio do clube aos delegados da Fifa. "Vamos construir o estádio assim mesmo. Oferecemos uma alternativa à Fifa", afirmou. "Se querem o Gre-Nal, vão ter."
Ontem, por pouco mais de uma hora, inspetores da Fifa visitaram vestiários, acomodações de imprensa e camarotes e checaram as condições do gramado. Como no Morumbi, não checaram dependências dos torcedores.
Orçada em R$ 60 milhões, a reforma do Beira-Rio prevê a instalação de uma cobertura metálica no estádio, construção de hotel, estacionamento para 5.000 veículos, além de uma marina e um trem urbano. Os recursos serão bancados pelo Inter e por investidores privados.
A última visita da Fifa será hoje, no Rio. Em outubro, o Brasil sabe se terá a Copa.


Com a Reportagem Local

Texto Anterior: Santos vira jogo e fica perto do G4
Próximo Texto: Seleção vence Uruguai e avança no Pré-Olímpico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.