São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tragédia mais famosa ocorreu na Inglaterra

DA REPORTAGEM LOCAL

A mais famosa tragédia do futebol ocorreu em 1989, em Sheffield, na Inglaterra. Morreram pisoteados 98 torcedores em uma partida do Liverpool. As grades ajudaram a ""comprimir" os torcedores.
O caso fez com que toda a Europa analisasse a questão das grades nos estádios. A Inglaterra aboliu as barreiras entre o campo e os torcedores. Na Copa-98, na França, os estádios foram projetados e reformados de tal modo que não oferecessem risco aos torcedores.
A Inglaterra já vinha experimentando desde os anos 40 tragédias nos estádios. Em 1946, em Bolton, 33 pessoas morreram e 500 ficaram feridas após a queda de um muro.
No dia 20 de outubro de 1982, um corre-corre no estádio Olímpico de Moscou deixou cerca de 300 pessoas mortas. Passados apenas 29 dias, 24 torcedores morreram em um estádio em Cáli, na Colômbia.
Em 88, um tumulto em jogo em Katmandu, no Nepal, provocou a morte de 71 pessoas. Em 92, a tribuna do estádio do Bastia, na França, caiu durante o jogo, matando 10 pessoas e ferindo 527. No mesmo ano, parte das grades do Maracanã foram rompidas, e torcedores caíram das arquibancadas, totalizando quatro mortos.



Texto Anterior: Torcida organizada briga e causa avalanche humana
Próximo Texto: Hospital dobra plantão e atende a 104 feridos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.