São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inovação reduz "trapaça" dos participantes

DA REPORTAGEM LOCAL

A maior inovação tecnológica da São Silvestre até hoje, o uso de chips que monitoram o atleta pelo percurso, vai fazer do corredor da 76ª edição da prova o mais vigiado em toda a história.
Com o chip acoplado aos cadarços dos atletas, a organização da São Silvestre espera fazer da edição deste ano aquela com a avaliação mais fiel dos desempenhos.
Assim que cruzar a linha de chegada, o corredor saberá sua colocação final por meio da leitura de um código de barras no número da camiseta. Para que isso aconteça, porém, o corredor deverá ter passado por três pontos que vão "ler" o chip -a largada, um local não revelado pela organização da prova no trajeto e a chegada.
"Com o chip, vamos acabar com aquela história de uma pessoa conseguir furar o bloqueio e correr apenas um pequeno trecho da prova, chegando na frente de outros", disse Agberto Guimarães, diretor da prova.
Para a edição deste ano, serão usados cerca de 14 mil chips para monitorar os atletas. Por conta do número limitado de chips e pela limitação do espaço da avenida Paulista, a direção da prova decidiu fixar em 14 mil o número de participantes, "expulsando" quem não conseguiu se inscrever a tempo.
"As pessoas acabam deixando para se inscrever só no final. Nós tentamos atender a todos, tanto que, todos os anos, fazemos uma espécie de lista de espera daqueles que estão sem inscrição. Se sobrar alguma vaga, essa pessoa pode conseguir correr", afirmou Guimarães.
Além da vigília e da limitação de inscrições, no fim da prova, o atleta será obrigado a devolver o chip ao cruzar a linha de chegada. Só então ele poderá receber a medalha de honra ao mérito pela participação na corrida.
Mas, para a organização da prova, isso não evitará eventuais perdas. "Mesmo assim vai haver uma perda de chips. Tem muitos que não completam a prova, e outros conseguem sair sem devolver o aparelho. Apesar disso, acredito que será uma experiência válida", declarou Guimarães. (EO, EB e MR)

Texto Anterior: Atletismo: São Silvestre vê hoje tira-teima do século
Próximo Texto: Corrida aquece rede hoteleira da boca-do-lixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.