São Paulo, sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Primeira prova teve apenas 48 homens nas ruas

DA REPORTAGEM LOCAL

Na primeira de suas 80 edições, a corrida pelas ruas de São Paulo não teve grande apelo. Só 48 aventureiros enfrentaram os 8.800 m da prova -60 fizeram a inscrição.
A idéia de criar um evento esportivo no último dia do ano surgiu quando Cásper Líbero assistiu a uma corrida noturna em Paris, em que os atletas cruzaram a cidade com tochas nas mãos.
O evento foi ganhando importância, quilômetros e adeptos a cada ano. Atualmente são percorridos 15 km por 15 mil atletas.
Até a 20ª edição, a São Silvestre era disputada só por brasileiros. A partir de 1945, ganhou status internacional.
Com a chegada de estrangeiros, o Brasil ficou de 1947 a 1979 sem levantar o troféu. O jejum foi quebrado por José João da Silva, em 1980.
O maior vencedor da prova também não é brasileiro. O queniano Paul Tergat conquistou o título cinco vezes.
Em 1975, quando a Organização das Nações Unidas instituiu o Ano Internacional da Mulher, pela primeira vez as mulheres puderam participar da prova. A largada foi feita ao mesmo tempo que a da prova masculina.
A partir de 1989, com o constante crescimento da prova, a organização iniciou mudanças para aprimorar o nível técnico e aumentar a divulgação do evento.
Naquele ano, o percurso foi invertido, homens e mulheres ganharam provas distintas e os atletas passaram a largar sob a luz do Sol.
Em 1991, o percurso foi ampliado para 15 mil metros, atendendo às especificações da Associação Internacional das Federações de Atletismo. Hoje a corrida conta com 15 mil competidores. (EO, GR E ML)


Texto Anterior: Fonte de baixas, calor preocupa organizadores
Próximo Texto: Em família: Durante mais de meio século, corrida cria e cativa projetista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.