São Paulo, segunda-feira, 01 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Webmaster dedicava as férias ao trabalho

AUGUSTO PINHEIRO
da Reportagem Local

Aos 16 anos, quando estava no último ano do colégio, Csongor Gyuricza, 22, mais conhecido como "Bart" (porque já teve o cabelo espetado como o personagem dos "Simpsons"), passava as férias trabalhando para um provedor da Internet. E não se importava de perder os dias de descanso.
"Desde os 14 anos, sempre fui louco por computador, queria aprender tudo. Comecei como estagiário e acabei efetivado. Mesmo no período de aulas, eu acordava todos os dias às 6h e fazia uns trabalhos em casa."
Hoje, todo o esforço foi recompensado: o rapaz é webmaster de um grande provedor. Ele cuida da parte técnica dos sites, criando e reformulando páginas e implementando novidades gráficas.
Com o trabalho, ele já comprou um carro, foi morar sozinho e banca a faculdade de ciência da computação na Unip.
Csongor (o nome é húngaro) retomou o curso este ano: já havia começado na PUC-SP, mas resolveu largar para se dedicar apenas ao trabalho. "Não estava conseguindo conciliar."
"Bart" afirma que tudo o que sabe aprendeu na prática, e que isso ajuda bastante na universidade. Mas nem por isso ele deixa de recomendar o curso superior: "Sem o diploma, o empregador sempre vai ter uma desculpa para pagar menos. Não é todo mundo que consegue ser bem-sucedido nessa área sem uma faculdade."
Antes de entrar no atual emprego, ele foi webmaster da Globo Cabo, empresa que oferecia acesso à Internet pelo sistema de TV a cabo. "Nunca procurei emprego. Sempre fui convidado."
A rotina é puxada, mas ele não dispensa as baladas. "Bart" acorda às 8h30, resolve assuntos particulares (limpeza do apê, compras etc.) e chega ao trabalho às 9h30. Só larga o trampo às 19h30 e sempre chega atrasado às aulas, que começam às 19h.
Às 23h, já em casa, senta em frente ao computador e navega por uma hora na Internet, para se atualizar. "Às vezes, dá para sair. Gosto muito de tecno, então vou às boates U-Turn e Lov.e. Não sou freak ou nerd, tenho vida social."
Para completar, o webmaster, de 1,80 m, tem uma "carreira paralela" de modelo. "Esporadicamente, quando dá tempo, faço editoriais de moda e desfiles, mas não é muito a minha cara."




Texto Anterior: Hoje é Dia do Trabalho
Próximo Texto: Stripper sonha em mudar de emprego
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.