UOL


São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado para não entrar pelo cano

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão? A idéia parece boa, mas é preciso estar atento às propostas mirabolantes de emprego no exterior para não embarcar numa roubada.
"A melhor forma de trabalhar fora é dentro da lei", diz Márcio Ferreira, dono da agência Workusa.net e consultor de vistos. Ele explica que só é possível trabalhar legalmente no exterior com os vistos de trabalho. O chamado J-1 é o visto que viabiliza os programas de "work and travel". "Existe muita agência que diz que você pode conseguir emprego com um visto de turista ou de negócios. É aí que as pessoas são enganadas", afirma.
Para conseguir o visto de trabalho, é preciso estar cursando uma universidade, ter de 18 a 28 anos, ter um nível intermediário de conhecimento da língua do país escolhido e levar ao consulado um documento que certifique a aprovação do empregador.
"Não é simplesmente uma carta de trabalho. É preciso ter a aprovação dos departamentos de trabalho onde o empregador está localizado. O processo de contratação deve ser realizado no país de origem do viajante", explica. (MD)


Texto Anterior: É possível viajar para fora e ainda ganhar dinheiro
Próximo Texto: Temporada de trabalho: Enquanto as estrelas não nascem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.