São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 NEURÔNIO

Os homens e a testosterona

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO


Seu namorado é um ogro brigão. O que fazer? Médicos recomendam que o rapaz assista a mais comédias românticas. Ver a Meg Ryan desesperada por causa de seu grande amor e, no final, tudo dar certo. Dizem que faz bem. E assim você nem vai precisar se separar dele.
Isso porque os pesquisadores criativos descobriram que assistir a filmes fofos provoca uma alta na progesterona -tanto na platéia feminina quanto na masculina. E diminui a testosterona dos homens. Assim, o pretê-ogro pode sair do cinema mais sensível. Vai querer discutir relação. Pode até chorar porque está se sentindo oprimido pelo mundo! E você pode fingir para si mesma que ele é um homem sensível.
Pelo menos, é o que esperamos que aconteça. Afinal, a pesquisa divulgada pela Universidade de Michigan deve servir para alguma coisa -além de servir para dar bolsa para os cientistas (e ser assunto para as nossas colunas).
Outra utilidade: se você já namora um garoto sensível e acha que ele está muito metrossexual, pode levá-lo para uma sessão de "Duro de Matar" ou qualquer outro filme de luta. Cobaias masculinas que assistiram "O Poderoso Chefão 2" tiveram alta de 30% no hormônio testosterona.
A pesquisa ainda revelou que, quando homens e mulheres assistiram a um documentário sobre a Amazônia, nenhum dos dois grupos apresentou modificações na taxa hormonal. A pesquisa só não deixa claro se os hormônios não apresentaram mudanças porque não havia violência no filme ou se ficaram iguais porque o filme era muito chato mesmo.
A pergunta é: como alguém vai convencer um ogro a ver "As Pontes de Madison", por exemplo? Que tal "Oi, querido, vamos ver a maratona do Bruce Lee?". E no meio da projeção: "O que o Clint Eastwood e a Meryl Streep estão fazendo na maratona Bruce Lee? Oh, nós devemos ter entrado na sala errada!". Aí o ogro começa a chorar, magoado com a traição.
Ou então você leva aquele seu namorado que adora filme iraniano para ver "Porrada Total 7: o Novo Retorno". Ele percebe que foi enganado. Seus níveis de testosterona vão aumentando e ele fica revoltado com sua traição. E te enche de porrada!
E o homem-ogro que foi assistir à comédia romântica chora. De raiva. A mesma raiva que sentimos agora por não sermos cientistas americanos. A nossa picaretagem nos daria dinheiro. E um monte de gente ainda ia acreditar.


@ - 02neuronio@uol.com.br

momentos de histeria

Homem que é homem chora; mas os melhores choram com boa trilha sonora


Texto Anterior: Outros lançamentos
Próximo Texto: Música: Rave na China
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.