São Paulo, segunda-feira, 06 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNO

Cuidado com o Klez, a praga virtual do momento

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Sabia que não deveria, mas há duas semanas resolvi testar meu antivírus. Abri um arquivo infectado e acabei formatando o HD.
O causador dessa zona foi o Klez (W32.Klez.gen@mm), um vírus muito chato que confunde computadores e seus donos. Para começar, a linha de assunto tem 120 variações. Ou seja, não dá para perceber de cara que se trata de um vírus.
Depois, ele esconde o remetente real. Por exemplo: se A está infectado, e B e C estão em sua lista de contatos, B receberá a mensagem como se ela tivesse vindo de C.
Outra encheção é que o Klez bloqueia a ação dos antivírus instalados, e isso deixa a porta aberta para pragas nocivas, como o ElKern.
E tudo isso pode acontecer do nada, sem que você abra o anexo, se o Internet Explorer ainda estiver com uma falha de um ano atrás.
A fabricante Panda disse que o Klez já infectou 7% dos computadores conectados à internet -mais que outras pragas, como Nimda e SirCam. Se o seu for um deles, busque a ferramenta de remoção no www.pandasoftware.com.
Se não for, proteja-se com um antivírus atualizado (como o AVG, em www.grisoft.com), conserte o Explorer (www.windowsupdate.com) e faça o que falo, mas não o que faço. Nunca abra anexos estranhos.

E-mail - walabibi@uol.com.br



Texto Anterior: 02 Neurônio: E aí? Quando você vai casar???
Próximo Texto: Folhateen explica: A rota da prostituição de menores descoberta no Nordeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.