São Paulo, segunda-feira, 06 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NA ESTRADA

MAYRA DIAS GOMES - mayradiasgomes@uol.com.br

Rio é prazer proibido: maravilhoso e injusto

EU NUNCA me senti segura no Rio. De um lado, temia os bandidos, para quem perdi, com arma na cabeça, um carro, dinheiro, uma máquina fotográfica, remédios e um celular. Do outro lado, temia a polícia, que me revistava quase todos os dias na av. Niemeyer, à procura de um motivo para me algemar e me extorquir.
E o pior é que mesmo assim eu me sentia sortuda. Considerando as barbaridades pelas quais alguns cariocas passam, as situações pelas quais passei são de playboy. Ou, de acordo com um moleque de rua que eu conhecia em São Conrado, "de preiboi, porque tu mora num prédio."
Com a desigualdade social monstruosa que domina o Rio e o Brasil, a observação do moleque faz todo o sentido. Pessoas de classe média alta são obrigadas a concordar. Muitas, como eu, vivem com a culpa de ter uma qualidade de vida melhor do que a da maioria.
Para mim, o Rio é um prazer proibido. Uma cidade maravilhosa, injusta e violenta. Há um ano a deixei e hoje assisto à guerra contra o tráfico de longe.
O Twitter tem permitido que eu acompanhe @voz dacomunidade da favela e que assista @casodepoli cia ao vivo na Twitcam. Sinto-me esperançosa.
Essa é a primeira vez em que sinto orgulho das forças de segurança. Apoiadas e aplaudidas pelo povo, parecem se sentir privilegiadas por fazer o inédito papel de mocinhos.
Rezo por uma verdadeira reforma. Para que os policiais que humilharam e quebraram casas de moradores sejam punidos e que os outros não permitam que isso manche a imagem dos que fizeram um trabalho digno.
O primeiro passo foi dado, mas não podemos parar por aí. O povo sabe que a polícia é corrupta, e essa imagem só vai mudar com o tempo.
Aos viciados, desejo força. Por favor, aproveitem essa chance e procurem o NA (Narcóticos Anônimos) mais próximo de vocês.


Texto Anterior: #Nofogocruzado
Próximo Texto: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Redução de danos do álcool é uma boa aposta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.