São Paulo, segunda-feira, 06 de dezembro de 2010

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PARA JOVEM VER

PESQUISAS APONTAM QUE ANÚNCIOS DE BEBIDA FAZEM A CABEÇA DOS ADOLESCENTES

DE SÃO PAULO

Gente jovem e bonita em clima de festa. Qual adolescente não gosta disso?
Segundo especialistas, não é por acaso que esses são os ingredientes principais das propagandas de cerveja.
"Existe relação clara entre a exposição de jovens à publicidade de álcool e a chance de beberem mais cedo e em maior quantidade", diz a psicóloga da Unifesp Ilana Pinsky, que analisou 29 pesquisas sobre o tema.
No Brasil, mais da metade das pessoas de 15 a 24 anos assistem a anúncios de cerveja mais de uma vez por dia.
Patrocínio de eventos de cultura e esporte estão entre as estratégias usadas para atingir os jovens.
No Brasil, anúncios de bebida alcoólica só podem ser exibidos entre 21h e 6h. Mas a lei só considera "bebida alcoólica" aquela com mais de 13% de álcool. Ou seja, não inclui cerveja (cerca de 5%).
"O Executivo não consegue mudar a lei. O lobby maior é da indústria de propaganda, e não de bebidas", diz Paulo Uchôa, chefe da Secretaria Nacional de Drogas.
Pudera: em 2009, a Ambev -dona das três maiores marcas de cerveja do Brasil- foi o terceiro maior anunciante do país, segundo o Ibope.
No Brasil, quem controla a publicidade de cerveja é o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que tem um conjunto de regras para proteger os adolescentes desse apelo.
Alan Vendrame, pesquisador da Unifesp, testou se um conjunto de anúncios de cerveja mais atrativos para um grupo de estudantes obedeciam às normas. Resultado: 12 das 16 regras do Conar eram violadas. (TA)


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