São Paulo, segunda, 10 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Combinar ácido, cerveja e sexo sem camisinha é apelar para a ignorância

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Há pouco mais de quatro meses eu me expus a uma situação de risco. Usei ácido combinado com muita cerveja e acabei fazendo a imensa besteira de transar com um amigo promíscuo sem camisinha. Sempre usei preservativo, e esse vacilo me fez ficar desesperada atrás de um teste de Aids. Onde posso fazê-lo gratuitamente? Moro em SP e não consigo achar o telefone do Disque-Aids e do Coas."

resposta
Olha só, moça! Fica bem claro aí na sua carta um dos grandes problemas de usar drogas e encarar uma relação sexual. A pessoa perde a noção dos riscos que corre. O álcool e outras substâncias com ação sobre o sistema nervoso central afetam a capacidade de crítica, avaliação e julgamento.
É nesse tipo de situação que alguém (como você) que nunca se expõe a riscos perde o controle sobre seus atos e acaba fazendo grandes bobagens. Fantasmas como Aids, DSTs e gravidez indesejada passam a ocupar espaço importante nas suas preocupações.
Mas agora não adianta se desesperar. É encarar os fatos e partir para uma consulta com o ginecologista e um teste de Aids. Esse período de quatro meses já é legal para você fazer o seu exame. E vamos esperar que, a partir desse tropeço, a senhora perceba que há certos vacilos na vida que a gente não pode se dar ao luxo de cometer. Há vários locais em São Paulo que fazem o teste gratuitamente. Você pode se informar sobre o serviço mais perto da sua casa pelo Disque-Aids (tel. 0800-162550), Disque-Saúde (tel. 1520) ou COAS/Centro de Referência (tel. 011 570-99-11).


Jairo Bouer, 33, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.