UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAME ON

Chegou a hora de ensaiar novos golpes

ANDRÉ VAISMAN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Faltam dois meses, e, no universo de gamers e de cinéfilos, circulam arrepios de felicidade. "Matrix Re-loaded" chega aos cinemas e às lojas no mesmo dia: 15 de maio. Ninguém decretou feriado, mas a campanha de marketing para o lançamento não tem precedentes.
O game foi criado pelos diretores do filme, os irmãos Wachowski. Várias sequências foram filmadas em 35 mm com os próprios atores do filme.
Mais um pouco? O coreógrafo das cenas de artes marciais é Yuen Wo-Ping, que criou as lutas de "O Tigre e o Dragão", de "As Panteras" e do primeiro filme "Matrix".
Os criadores prometem mais de 1.000 movimentos diferentes nas lutas. Os diretores garantem que só vai entender a complexidade do filme quem jogar o jogo. E só vai jogar o jogo direitinho quem assistir ao filme. Ou seja, o jogo não é cópia do filme, como a imensa maioria (se não totalidade) dos games adaptados do cinema, mas desenvolve-se ao mesmo tempo que a trama na tela grande. Ou é imperdível ou é uma das melhores ações de marketing desde que essa palavra foi inventada por um diretor de marketing.
Um detalhe chama a atenção. Ele é distribuído pela Atari. Você faz idéia de quantas empresas já ficaram pelo caminho ou mudaram radicalmente seu posicionamento na indústria do videogame? Atari, Panasonic, Phillips, Sega... Todas abandonaram os consoles e hoje criam software ou só distribuem os jogos criados por outros. O próximo round é entre X-Box e GameCube... Um pode morrer. Façam suas apostas.


Texto Anterior: 02 neurônio - Jô Hallack/ Nina Lemos/ Raq Affonso: Piadas de mulher
Próximo Texto: Folhateen explica: Má qualidade da educação afeta futuro dos brasileiros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.