São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 NEURÔNIO

Manual do infantilista feliz


Jô Hallack
Nina Lemos
Raq Affonso


COLUNISTAS DA FOLHA

Na beirada dos 30 anos, a gente ainda consegue parar num camelô para comprar brinquedos. Não são para nossos filhos, sobrinhos ou enteados. Os brinquedos são para a gente mesmo. Ou então, para nossos amigos, que são infantilistas, como grande parte da nossa geração.
E o que é, exatamente, ser "infantilista"? Bem, no dicionário está escrito que é a "persistência anormal dos caracteres da infância na idade adulta". Só que, para a gente, isso é legal e normal.
Claro que também temos vários "caracteres" adultos. Trabalhamos, somos responsáveis, pagamos nossas contas, moramos sozinhas e _o que realmente importa_ somos ultra-adultas. Mas ainda brincamos de boneca, de carrinho, assistimos desenho animado e organizamos campeonatos de video-game. Veja, abaixo, o manual do infantilista feliz.
-Ainda cultuamos desenhos animados do passado e personagens fofos de décadas atrás. Um caderninho da Hello Kitty, por exemplo, é tudo. E podemos lesar horas em frente à TV vendo ‘Space Ghost‘ ou qualquer desenho. Mas também somos atualizadas e adoramos as ‘Menininhas Super Poderosas‘, ‘South Park‘, ‘Simpsons‘ e por aí vai.
-Não achamos estranho que a maioria de nossos amigos ainda não constituíram família e têm relacionamentos instáveis. Afinal, a gente ainda se sente meio adolescente.
-A melhor coisa do infantilismo é que você é uma espécie de criança com alto poder aquisitivo. Lembra que quando você era pirralho e não tinha dinheiro para nada? Pois é esse tempo acabou. Hoje, podemos entrar numa papelaria e gastarmos R$ 30 somente em borrachas cheirosas sem que isso represente um rombo na nossa economia. Só que, somando todos nossos gastos com idiotices, isso gera um rombo na nossa economia.
-Posamos para fotos fazendo chifrinho nos amigos.
-Damos saltos ‘bomba‘ na piscina e brincamos de nadar tipo o Homem do Fundo do Mar.
-Balas e chicletes são um capítulo à parte. Ainda chupamos pirulito, compramos doces bizarros em formatos de bichinhos, chicletes de bola e balas da Barbie.
-Sem falar nas gulas bizarras como os incríveis e apetitosos pez com corante. Com uma vantagem: nossa mãe não pode nos proibir! E ainda temos medo de dentista. Mas isso todo mundo tem.
-Temos festas de aniversário temáticas, com pratinhos do Pokemon, lembrancinhas da Barbie e chapéus do Mickey.
-Movimentamos toda a indústria do plástico, comprando coisas inúteis (e de plástico) em camelôs como dinossaurinhos de plástico, micro-bonequinhas de plástico, caixinhas de plástico, etc. Isso nos proporciona uma alegria devastadora.
-Frequentamos - junto com pais de família - as bancas de jornais para gastarmos muito dinheiro naquelas máquinas onde você coloca R$ 1 e sai uma surpresinha boba como uma lente de aumento em formato de patinho ou uma bolinha de quicar. A diferença é que os pais compram para os seus filhos.
-Alternamos nosso modo de se vestir. Em dias pares usamos roupas de crianças (uma camiseta do Tu-tu-barão , uma presilha e uma sandália Melissa). Em dias ímpares, de velhinhas (casaquinhos para não pegarmos friagem, bolsas de velhinhas, vestidos iguais aos das senhorinhas). Quando, ocasionalmente, experimentamos uma roupa de ‘adulto‘ - uma camisa social e uma saia reta - ficamos em crise nos achando com cara de vendedora de lojas de departamento.
-Comemos McLanche Feliz para ganharmos o brinde. E, quando aquela criança da mesa ao lado fica olhando como se quisesse o nosso brinde, fingimos que não estamos percebendo.
-Mesmo depois de termos viajado bastante, só sabemos onde um país fica se ele estiver no mapa do ‘War‘.

Vantagens e desvantagens de ser infantilista

Vantagens de ser infantilista
1- Você tem 30 anos mas as vezes parece ter 15 (fisicamente)
2- As crianças te adoram porque acham que você é uma delas
3- A sua casa vive cheia de objetos fofos
4- Se um dia você tiver filhos, eles já vão nascer em uma casa cheia de brinquedos
5- Você se diverte.E muito

Desvantagens de ser infantilista
1-Você tem 30 anos mas às vezes parece ter 15 (psicologicamente)
2- As crianças te adoram tanto que grudam em você
3- Os seus familiares acham que você é idiota
4- Se um dia você tiver filhos, eles podem roubar os seus brinquedos
5- Se você tiver uma coluna no Folhateen, pode ser chamada de fútil por muitos leitores



Texto Anterior: Teatro: "Som e Fúria" mistura rock e amores juvenis
Próximo Texto: Sexo - Rosely Sayão: Leitora pergunta sobre período fértil na última coluna da Rosely
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.