São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO

Leitora pergunta sobre período fértil na última coluna da Rosely


ROSELY SAYÃO
COLUNISTA DA FOLHA

"Como se calcula o período fértil? Depois desse período, posso transar sem camisinha sem risco de engravidar? Sei que é irresponsabilidade, mas namoro há dois anos e, por isso, às vezes, não usamos camisinha."

Você não sabe o que significa período fértil? Ah, minha cara, sinto muito, mas quem não sabe isso e não quer engravidar não pode, de jeito nenhum, praticar o sexo. Período fértil é justamente o período em que a mulher pode engravidar!
E não pense você que é possível saber, mesmo a mulher sendo regulada, quando ela fica fértil. O que é possível é apenas fazer a previsão do provável período em que ela fica fértil. E previsões, mesmo amparadas em métodos, sempre podem falhar.
Para transar tranquilamente com seu namorado sem correr o risco de engravidar, você precisa usar um método contraceptivo seguro. A camisinha é um deles, mas apenas quando usada em todas as transas. Os métodos hormonais também são seguros, mas não protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis nem podem ser usados sem acompanhamento médico. A tabelinha não serve.
Sem essa de você, só porque já tem dois anos de namoro, deixar de se cuidar. Vamos, menina, já é hora de você saber que tempo de namoro nada tem a ver com prevenção de problemas. Se vocês, por transarem frequentemente, querem deixar a camisinha de lado, precisam antes consultar um médico e combinar como vão se comportar.
Espero que vocês tenham percebido, nesses mais de sete anos de conversa, que prazer e responsabilidade caminham lado a lado. Sim, estou me despedindo do Folhateen. A partir de agora, vocês podem me encontrar no caderno Folha Equilíbrio, toda quinta-feira. Aprendi muito com vocês; espero ter retribuído. Mas espero, acima de qualquer coisa, que vocês se cuidem, que vocês tenham prazer, que vocês valorizem a vida. Meu carinho de sempre.



email: roselys@uol.com.br



Texto Anterior: 02 neurônio - Jô Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso: Manual do infantilista feliz
Próximo Texto: Saúde - Jairo Bouer: Ficar excitado só de olhar uma "gata" é comum na adolescência
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.