São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNO

Internet desenterra o Atari


Descubra como arranjar joguinhos da antiga na rede

ALEXANDRE VERSIGNASSI
ESPECIAL PARA A FOLHA


Há dez anos, juntar os amigos para fazer um campeonato de Atari já era "revival". Afinal, aquela caixa preta foi lançada no Brasil perto do natal de 1984 (nos EUA, já existia desde 1977).
Em meio a cubos mágicos, Aquaplays, Eduardo Dusek e aquela brincadeira do copo que evocava espíritos, o Atari 2600 era o máximo. Rapidinho, a coisa virou o centro da vida da molecada. Entre os meninos, o grau de macheza era medido por quantas bandeiradas (lembra?) cada um conseguia no "Enduro". E havia lendas urbanas, como uma que dizia que, no final do "Pitfall", o bonequinho chegava a uma cidade com gráficos de cinema e beijava a loira de "Indiana Jones e o Templo da Perdição".
Pois é, a gente era meio leigo em tecnologia. Mas tudo bem. Afinal, hoje há até quem use o computador para tentar falar com os mortos.
Bom, enquanto uns preferem comunicar-se com o além, você pode ir atrás de alguns programas e, em cerca de meia hora, juntar a velharada em casa e, direto do seu micro, reviver os tempos do cretáceo Atari.
É que a rede está apinhada de emuladores desse video game. Para quem não sabe, um emulador é um software que faz o micro rodar jogos que não foram projetados para ele. Com esses programas, seu monitor de 700 paus se transformará naquela TV Telefunken de seletor giratório que você usava para jogar "Space Invaders" e que hoje descansa no lixão.
Entre os emuladores, o mais usado por aí é o "Stella". Ele pode ser baixado de endereços como o www.emuunlim.com/stellax e o www.vgworld.com. Só que, com esse programa, a tela do Atari só aparece em uma janela no monitor. Já para ver os jogos em tela cheia, a alternativa é pegar o emulador "Z26", que é compatível com o Windows e roda em uma tela de DOS. Um bom endereço para baixá-lo da rede é o www.angelfire.com/biz2/ShinraInc/emu.html, já que a versão distribuída vem com centenas de joguinhos. Para pegar alguns cartuchos virtuais, dê uma passada em www.fortunecity.com/skyscraper/ skully/508/games.html, que traz 525 deles.
Tanto no "Stella" quanto no "Z26", as teclas de ajuda (F1, F2...) substituem os comandos do console, o Ctrl serve para atirar e as setas fazem o papel daquela gigantesca alavanca dos joysticks do Atari.
Uma ressalva: dependendo da versão do emulador, ele pode não rodar direito no seu micro. Se isso acontecer, tente baixá-lo de outros endereços. Não vai doer nada, já que é tudo de graça mesmo.
E-mail - aversignassi@uol.com.br



Texto Anterior: Eu leio
Próximo Texto: Internotas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.