São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIENTÍFICAS

"E-bomba" pode atacar o Iraque
Armas desenvolvidas para atacar sistemas eletrônicos em vez de pessoas podem ser usadas pela primeira vez no possível ataque militar que os EUA planejam contra o Iraque. São aparelhos de HPM (microondas de alta potência, na sigla em inglês), que produzem um campo eletromagnético tão intenso que o seu efeito pode ser bem mais devastador do que o de um raio.

Uso de anabolizantes pode deixar jovens mais agressivos
Um a cada dez meninos americanos admite que toma anabolizantes para o crescimento dos músculos, e os efeitos dessas substâncias sobre cérebros em desenvolvimento ainda são pouco conhecidos. No entanto, uma pesquisa da Universidade Northeastern (EUA) relacionou o uso dessas substâncias por adolescentes a um aumento de sua agressividade. O uso de anabolizantes acaba provocando uma deficiência de serotonina.

Cérebro "se emociona" com marcas de empresas
O cérebro reage de maneira única quando exposto a nomes de marcas famosas. Uma pesquisa publicada na revista "New Scientist", feita com estudantes, descobriu que esses nomes ativam partes do cérebro normalmente relacionadas a processos emocionais. As marcas, então, conjugariam uma série de idéias ligadas a emoções.

Em busca do segredo do Homem-aranha
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) acreditam que o segredo para a criação de materiais mais resistentes pode estar onde dificilmente se imaginaria: nas aranhas. Engenheiros conseguiram melhorar o processamento de materiais adaptando algumas das formas das teias de aranha, o que desenvolveu a funcionalidade de uma série de produtos, de raquetes de tênis a aeronaves.


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Excesso de brincadeiras e piadinhas pega mal com as garotas
Próximo Texto: 02 neurônio - Jô Hallack/ Nina Lemos/ Raq Affonso: Nós também queremos um marqueteiro!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.