UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Gostaria de saber se existe remédio ou tratamento para deixar o pênis mais robusto. Tenho a impressão de que a camisinha fica com rugas quando a coloco."

"Meu namorado se queixa de que a camisinha é muito apertada para ele e quer colocá-la com o pênis mole. O que devemos fazer?"

"Tenho 17 anos, 1,75 m e 62 kg. Fico meio ressabiado quanto ao tamanho do meu pênis. Gostaria de saber qual é a medida normal para uma pessoa com minhas características."


Tamanho do pênis X camisinha

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Vocês viram quantas dúvidas chegaram nesta semana sobre tamanho de pênis e uso de camisinha? Para começar, vale a pena dizer que não existe uma medida padrão para o tamanho do pênis. Não existe relação, como muitas pessoas imaginam, entre altura, peso ou número do sapato e tamanho do pênis. Essa história não funciona! Assim, alguém com as medidas do leitor da última pergunta poderia ter um pênis de qualquer dimensão.
Vale a pena lembrar também que o pênis do homem brasileiro em ereção tem, em média, 13 centímetros. Essa é a medida aproximada de uma caneta esferográfica. Mas esse tamanho pode variar de 11 cm a 21 cm. A variação existente é bem grande.
Também é bom dizer que o pênis do garoto se desenvolve durante a adolescência. Assim, um garoto de 14 anos ainda pode esperar um pouco de crescimento do seu pênis.
Não existe um método oficial, reconhecido pelos médicos, para aumentar ou engrossar o pênis. Algumas pessoas se submetem a tratamentos duvidosos, como o uso de alongadores, de bombas de vácuo ou até de injeções de gordura. A verdade é que essas técnicas não são recomendadas devido aos riscos que apresentam e aos resultados controversos.
Se alguém acha que seu pênis é fino, como nosso primeiro leitor, pode ter duas atitudes. Se ele ainda está se desenvolvendo, precisa ter um pouco de paciência e esperar que o pênis engrosse um pouco. Caso contrário, é importante tentar achar uma camisinha que se adapte bem ao tamanho do pênis.
Existem diversas marcas de camisinha no mercado e há uma pequena variação de tamanho de uma para outra. Essa variação facilita a adaptação para muitos homens. Além disso, pelo menos uma marca oferece camisinhas em três tamanhos distintos (teen, normal e extra). Nesse caso, existe uma variação sensível do comprimento e do diâmetro dos preservativos. No caso do primeiro leitor, uma camisinha mais "justa" (a teen) pode proporcionar segurança. Para o namorado da segunda leitora, uma mais larga (a extra) pode garantir maior conforto. E nada de colocar a camisinha com o pênis mole. Ela deve ser colocada sempre com o pênis já em ereção.


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Outros países proíbem as festas
Próximo Texto: + Saúde: Igreja pede abstinência e condena o uso da camisinha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.