São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme fica adulto junto com o bruxo

SYLVIA COLOMBO
EDITORA DO FOLHATEEN

O mais sombrio ou o menos infantil? O menos doce ou o mais mágico? O menos romântico ou o mais sensual?
Desde que começou a esquentar a bolsa de apostas que antecedem a estréia de qualquer filme da série "Harry Potter" até agora, quando as primeiras sessões para a imprensa começaram a ser exibidas, essas afirmações dominam o noticiário produzido nos porões de Hogwarts.
Mas, afinal, como é "Harry Potter e o Cálice de Fogo"? É possível dizer que o filme tem um pouco de tudo o que está acima. Mas suas características principais não são essas.
Em primeiro lugar, esse é o filme em que a falta de originalidade da história como um todo ressalta mais. Pronto, você dirá, lá vem essa jornalista de trinta e poucos anos opinar sobre aquilo que não entende. Você pode até ter um pouco de razão, mas, então, tente responder a algumas dúvidas minhas. Será que toda a atmosfera medieval onde o filme se desen- rola não tinha aparecido antes em "Guerra nas Estrelas" ou em "O Senhor dos Anéis"? E que a história de "fibra moral" que faz de Harry Potter o vencedor do Torneio Tribuxo já não estava em "A Fantástica Fábrica de Chocolates"? Ou que o universo de magia já não hipnotizava crianças e jovens em "A Caverna do Dragão"?
Além disso, convenhamos, não há nada mais antigo e eficiente do que a receita de amor de mãe para salvar a gente na hora do sufoco, não é?
Ainda assim, "Harry Potter e o Cálice de Fogo" é um filme divertido, que se aproveita do fato de todos já terem intimidade com os alunos de Hogwarts para explorar melhor as emoções de cada personagem. A história amadurece sem perder na ação, como o eletrizante embate entre Harry e Valdemort ou as provas do Torneio Tribuxo. E, se ainda assim você está me achando ranzinza, confesso: também chorei com a morte de Cedric, o leal colega de Harry.


Texto Anterior: Harry Potter e o enigma do título
Próximo Texto: Passageiros de primeira viagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.