São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo e saúde

JAIRO BOUER

Visão do pênis assusta menina

"Tenho 18 anos e, quando estava beijando meu "ficante" na semana passada, senti uma coisa estranha. Soltei-me e vi que um pouco do pênis dele estava para fora da calça. Minhas amigas disseram que é normal, mas fiquei com medo. Apesar de ser virgem e de estar completamente vestida, há algum perigo de eu estar grávida?"

Antes de começar a resposta mais técnica, vamos pensar em uma questão: o que é, de fato, que assusta você? É mesmo o receio de uma eventual gravidez ou é o medo do que você sentiu e viu? É lógico que, quando duas pessoas se beijam, elas ficam excitadas. Na mulher, os mamilos podem endurecer, a transpiração pode aumentar e a lubrificação vaginal pode ficar mais intensa.
No homem, uma das reações mais comuns é a ereção (aumento do tamanho do pênis por causa de uma maior concentração de sangue nos corpos cavernosos do órgão). Com isso, muitas vezes, o pênis do garoto pode sair sozinho de dentro da cueca e até de dentro da calça.
Mas também existe a possibilidade de o garoto ter tirado, propositalmente, o pênis para fora da calça para tentar impressionar você. Isso mesmo! Pode ser que ele estivesse a fim de ir um pouco mais adiante e, em vez de conversar, resolveu simplesmente partir para as vias de fato.
É lógico que podemos criticar o jeito "atrevido" com que ele tomou essa atitude, mas, de qualquer forma, ela está fazendo você refletir sobre o fato de estar pronta para ter sua primeira vez. Afinal, quando a gente fica várias vezes com alguém, a pessoa pode entender que está chegando a hora de ir em frente. Acho que talvez essa seja a razão do seu medo, e não especificamente o medo de engravidar, pois você já deve saber que, se estava vestida e se não houve contato direto do pênis com a vagina, não existe risco de gravidez. Dê uma pensada nisso e converse melhor com o seu "ficante" sobre o que aconteceu.


Filmes e cultura
Recebi um e-mail na última semana criticando o fato de a coluna deixar, vez ou outra, as respostas dos leitores de lado para falar de filmes, fatos e cultura em geral. Os filmes citados, segundo nosso leitor, eram "velhos" e já criticados em outras seções do jornal.
A coluna "Sexo & Saúde", a meu ver, depois de 11 anos de existência, pode ficar mais interessante, se ela consegue ter "ganchos" com filmes, livros e acontecimentos em geral, quando tudo isso está ligado a aspectos que levem a uma reflexão sobre nosso comportamento. Além do mais, "Super Size Me" nem tinha entrado em circuito comercial até a última edição e "Fahrenheit 11 de Setembro" está nos cinemas há algumas semanas e tem gerado debates acalorados. Será que isso não vale a pena?


Jairo Bouer, 38, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Cinema: Filmes curtos, idéias longas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.