São Paulo, Segunda-feira, 24 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda reduz o deboche em álbum de covers

THALES DE MENEZES
da Reportagem Local

O quarteto A77aque é uma banda argentina, com tudo o que isso tem de bom e de ruim. O que é bom? Uma devoção inabalável ao rock and roll -afinal, os jovens de Buenos Aires ainda se vestem como os Rolling Stones de duas décadas atrás. O que é ruim? Uma atitude musical debochada, quase palhaça, que deixa seus discos engraçadinhos e enjoativos.
"Otras Canciones", um álbum de covers, acaba ressaltando mais o lado bom do A77aque. Deixando de lado o tema eterno de suas músicas próprias (garotas, garotas e mais garotas), o grupo tem um repertório mais variado para exibir sua competência técnica.
Ciro Pertusi é um baita vocalista, e o grupo explora bem os recursos de uma formação clássica, guitarra-baixo-bateria. O nome da banda, referência direta a 1977, ano da afirmação do punk britânico, já revela a intenção de fazer rock simples e direto, mas o A77aque não abandona uma grande preocupação com a harmonia e a adoção de arranjos bem criativos.
É interessante ver como a banda consegue fazer bom rock a partir de canções da mais pura baba pop, como "Sweet Dreams", do Eurythmics, ou "Un Poco de Respeto", versão dos rapazes para "Respect", da dupla Erasure. Mas é com "Amigo", do rei Roberto Carlos, que o A77aque dá a impressão de ser capaz de transformar qualquer coisa em rock and roll.
Enquanto a música de Roberto é praticamente virada de cabeça para baixo, a versão dos argentinos para "Perfeição", da Legião Urbana, é muito mais respeitosa. Coisa de quem é realmente fã de Renato Russo.
Quem quiser saber como soa o A77aque tocando seu material próprio pode ter uma idéia com as faixas "Escucha Tu Corazón" e "La Colina de la Vida", músicas de outros compositores, mas bem parecidas com as da banda. A primeira deve sacudir o público no show da banda em São Paulo. A segunda é uma balada de arrepiar.
É rock básico, bem tocado, de uma banda que merece a atenção de roqueiros brasileiros.


Texto Anterior: Som: O punk de "nuestros hermanos"
Próximo Texto: Lançamentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.