São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ghost World" injeta ironia no ócio de duas teens

DE NOVA YORK

Terry Zwigoff é um sujeito esquisito. Tem 53 anos, poucos amigos e é apaixonado por quadrinhos. Tanto que seu segundo filme é um documentário sobre a vida de um dos mais importantes desenhistas norte-americanos, o também esquisito Robert Crumb.
"Crumb" (1994), que foi exibido no Brasil e está disponível em vídeo, mostra de maneira impecável e sem filtros a incrível vida do famoso quadrinista que gosta de desenhar mulheres enormes e pernudas. Quem viu jamais vai esquecer da família dele (um mês depois de acabado o filme, um de seus irmãos se matou).
"Ghost World" (www.mgm.com/ghostworld/ie/in dex.html, ainda sem exibição definida no Brasil), que estreou neste mês nos EUA e é seu primeiro longa de ficção, tem a ver com esse mesmo universo. Baseia-se em uma HQ homônima de Daniel Clowes, quadrinista que fez bastante sucesso nos circuitos alternativos de Manhattan.
Nele, duas amigas adolescentes, Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson), passam o dia entre as atividades do último ano de colegial, as tardes sem nada para fazer e as noites sem nada para fazer. Assim, usam todo o tempo livre para criticar tudo (o colégio, a lanchonete que frequentam, as roupas dos outros) e todos (o pai de Enid, a professora de artes, o amigo que elas infernizam).
Enid é desenhista como Crumb, que inspira ainda outro personagem, Seymour, um nerd apaixonado por discos antigos em 78 rpm (uma das fixações de Crumb). Inteligência e ironia são o que diferencia esse filme de, por exemplo, "American Pie" 1 e 2, só para ficar em um exemplo de filme sobre e supostamente para adolescentes. (SD)



Texto Anterior: Jovens, loucos e rebeldes
Próximo Texto: Kirsten brilha em papéis difíceis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.