São Paulo, Segunda-feira, 29 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O pai do esporte

free-lance para a Folha

Ninguém sabe ao certo como o skate foi inventado. Diz a lenda que foram os próprios surfistas da Califórnia (EUA) que, com a ausência de ondas, adaptaram rodinhas de patins numa tábua de madeira e deram início ao esporte, no início dos anos 70.
Mas revistas especializadas garantem que o longboard começou muito antes, ainda na década de 50, e que o skate não evoluiu do surfe, mas de patinetes modificados, com rodas de patins e sem o guidão do brinquedo. De qualquer maneira, uma coisa é certa: os primeiros skates foram longboards, pois tinham uma tábua enorme e rodas grandes.
Na década de 60, o skate passou a ser produzido em série pela empresa norte-americana Makaha. A partir daí, seu tamanho foi diminuindo, e alterações tecnológicas foram acontecendo, mas o velho longboard nunca saiu completamente de circulação.
Atualmente existem alguns campeonatos de skate longboard no Brasil, em três modalidades: longstyle, em que ganha o skatista que apresentar estilo e as melhores manobras; speed, em que dois competidores descem uma ladeira acentuada e vence quem cruzar a linha de chegada na frente; e Giant Slalon, na qual o skatista tem de descer ziguezagueando entre cones no menor tempo possível.


Texto Anterior: Longboarders invadem as ladeiras
Próximo Texto: Entenda esta guerra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.