UOL

      São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS ESPECIALISTAS

Estudo não deve ser única preocupação

DA REPORTAGEM LOCAL

Além dos estudos, a família de um vestibulando deve se preocupar com as outras atividades do cotidiano desses jovens. Segundo Juliana de Andrade Vilas Boas, psicóloga e professora da Universidade Federal do Paraná, os pais são uma equipe técnica e administrativa na nova etapa de vida pela qual passa o filho.
No caso da alimentação, por exemplo, para muitos alunos, será a primeira vez que irão estudar no período da manhã e da tarde. Ou seja, não almoçarão em casa. Cabe à família, portanto, orientar e verificar se o estudante está tendo uma alimentação saudável.
Na hora de estudar, diz Vilas Boas, os pais devem ficar atentos para que os alunos não exagerem na dose. "A partir de uma hora e meia de estudo, a produtividade cai cerca de 50%", afirma. O estudante precisa fazer pausas de 30 minutos. Para relaxar, ele deve praticar atividades como andar de bicicleta, caminhar ou conversar com outras pessoas. Para os estudos, deve ser oferecido um local arejado, iluminado e tranqüilo.
Os exercícios físicos, segundo a psicóloga, são ideais para o vestibulando espairecer e ter melhor rendimento. Eles, assim, devem ser incentivados a fazer esportes.
Os encontros com amigos também estão na lista de atividades saudáveis. No entanto a família deve alertar o adolescente de que exageros não são bem-vindos. "Haverá outras oportunidades para ficar na balada até mais tarde", diz Vilas Boas.
Os pais devem ficar atentos, no entanto, para não haver grandes mudanças no ambiente familiar. "A rotina é algo seguro para as pessoas, e as alterações podem causar ansiedade."

Pesquisa
Telma Gonçalves Spera de Andrade, doutora em psicobiologia e professora do campus de Assis da Unesp, afirma que uma pesquisa desenvolvida em 2001 pela instituição com estudantes da cidade indicou que filhos de pais divorciados sofrem menos estresse do que em famílias de pais não-separados. "Os jovens de famílias separadas estão mais preparados para as adversidades."


Texto Anterior: Os filhos: Estudantes pedem paciência no período que antecede as provas dos processos seletivos
Próximo Texto: Ninguém escapará à crise do vestibular, diz psicoterapeuta
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.