UOL

      São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ninguém escapará à crise do vestibular, diz psicoterapeuta

DA REPORTAGEM LOCAL

Não são apenas os filhos que passam pelo estresse do vestibular. Toda a família atravessará uma espécie de crise, afirma Leo Fraiman, psicoterapeuta, especialista em psicologia escolar e autor de "Meu Filho Vai Prestar Vestibular. E Agora?" (ed. Gente, 137 págs., R$ 18).
O processo seletivo implica mudanças. O filho dará os primeiros passos em direção à fase adulta. "Os pais começam a sentir que aquela criança não é mais uma criança. Isso é um motivo de angústia para eles."
Segundo Fraiman, o vestibular representa uma alteração de status dos pais, que passarão a ter filhos universitários, com novas responsabilidades e outra rotina de vida.
Essa ansiedade e essa insegurança são associadas às crises de meia-idade, nas quais os parentes questionam os seus próprios valores e sua função social. "Alguns pais, em contato com os seus dramas, não agüentam os problemas dos filhos e, para responder a sua própria angústia, dão respostas prontas para os estudantes: "Você deve cursar isso", "estudar desse modo" e assim por diante."
Há sinais que devem ser observados: o filho evitar conversar em família, por exemplo, é um indicativo de que o vínculo não está bom, diz. Irritabilidade excessiva, silêncio ou dedicação excessiva ao trabalho são marcas de que os pais estão fugindo da intimidade familiar.
Para evitar essa situação, afirma Fraiman, pode-se criar uma rotina, escolhendo um ou dois dias da semana para falar sobre assuntos escolares e, nos demais dias, sobre temas do cotidiano. "A crise não é mais do que um rearranjo, que pode ser encarado de maneira positiva -como novas oportunidades e melhorias na qualidade de comunicação e na aquisição de papéis na família- ou de forma negativa, como uma perda e um motivo para brigas."


Texto Anterior: Os especialistas: Estudo não deve ser única preocupação
Próximo Texto: Falta de apoio aumenta ansiedade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.