UOL

      São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de apoio aumenta ansiedade

DA REPORTAGEM LOCAL

As atitudes de familiares, como a falta de apoio para a carreira escolhida, podem aumentar o nível de ansiedade dos vestibulandos, diz Rosane Schotgues Levenfus, psicoterapeuta e autora do livro "Faça Vestibular com Seu Filho, Faça Vestibular com Seus Pais" (ed. Artes Médicas Sul, 142 págs.).
Outras causas do aumento de ansiedade são as comparações entre irmãos e primos e as experiências dos pais em vestibulares de 20 anos atrás.
As famílias devem respeitar as diferenças dos jovens atuais. "Eles podem se concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Por exemplo, o adolescente pode estudar e ouvir música", afirma Levenfus.
Em relação às horas de sono, diz ela, cada um possui a sua necessidade. Alguns jovens têm mais facilidade de ler no período da noite, depois que a família foi dormir. "Será preciso evitar o tabu de que isso não é jeito de estudar. Desde que o jovem esteja sendo honesto, deve-se respeitar o ritmo dele", afirma.


Texto Anterior: Ninguém escapará à crise do vestibular, diz psicoterapeuta
Próximo Texto: Redação do leitor: A fantastica fábrica de fazer guerra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.