São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATUALIDADES

Venezuela mantém Chávez

ROBERTO CANDELORI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Hugo Chávez continuará na Presidência da Venezuela até o início de 2007. Ele venceu o referendo sobre a revogação do seu mandato. Caso ganhasse o "sim", uma nova eleição presidencial seria marcada em 30 dias, mas os governistas, partidários do "não", saíram vitoriosos, com 58% dos votos, contra os venezuelanos que desejavam o afastamento.
A recente crise está relacionada às decisões políticas de Chávez, que acirraram a disputa entre os mais pobres e os mais ricos, antichavistas. Detentora de uma realidade social trágica, na qual mais de 80% da população vive abaixo da linha de pobreza, a Venezuela elegeu Chávez em 1998 com uma retórica agressiva contra as elites.
Chávez passou a representar para essa massa de excluídos a esperança num futuro melhor. Empenhado na implantação da "Revolução Bolivariana" (referência a Simon Bolívar, herói da independência), aprovou uma nova constituição e promoveu reformas no Legislativo e no Judiciário. Com a receita da venda do petróleo, investiu em programas sociais, destinou verbas para a construção de casas populares e expropriou terras para a reforma agrária.
Acusado de governar o país apenas para os excluídos, Chávez passou a ser atacado pela mídia, pelos empresários, pelos proprietários de terra, por parcela da classe média e, principalmente, pelos sindicatos ligados à estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA). Sofreu um golpe em abril de 2002, quando foi destituído do poder com o aval de Washington. Mas os partidários de Chávez, com o apoio dos oficiais do Exército, resistiram e reconduziram-no à Presidência.
Alinhado aos setores mais radicais da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), defende o aumento dos preços do petróleo. Para os venezuelanos, o "pai dos pobres" prometeu que governará para todos.


Roberto Candelori é professor do Colégio Móbile e do Objetivo. E-mail: rcandelori@uol.com.br


Texto Anterior: História: A Grécia, a democracia e a cidadania
Próximo Texto: Gastronomia: Cozinha é lugar de trabalho sério
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.