São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para atuar no Brasil, estudante tem de revalidar diploma estrangeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando voltar ao Brasil, seja qual for a universidade cursada no exterior, o estudante brasileiro deverá pedir a revalidação do diploma para que possa atuar na área.
O chefe da Divisão de Assuntos Internacionais da Secretaria de Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação), Arsênio Becker, adverte o aluno interessado em estudar fora do país de que é preciso ter cuidado já na escolha da instituição de ensino. "Muitos brasileiros vão estudar em faculdades que não são reconhecidas em seu próprio país. Nesse caso, o diploma não vai servir para nada. É comum isso acontecer com os alunos que vão estudar na Bolívia e no Paraguai."
O estudante deve iniciar o processo de revalidação ainda no exterior, pedindo a autenticação do diploma no consulado brasileiro. No Brasil, o aluno deve entrar com o pedido de revalidação de diploma em qualquer universidade pública.
Os brasileiros Celso Monteiro, 23, e Elizeu Sales, 25, estão, respectivamente, no quinto e no nono semestre do curso de medicina em faculdades em Cochabamba (Bolívia) e dizem não estar preocupados com a revalidação do diploma.
Segundo eles, muitos brasileiros vão à Bolívia estudar medicina, mas poucos acabam os estudos. Monteiro diz que, no início do curso, em 2000, havia 40 brasileiros em sua sala e hoje há apenas três. Já Sales afirma que sua turma começou com 135 brasileiros e agora são só sete. "Em geral, eles voltam por razões econômicas."



Texto Anterior: Diploma estrangeiro: Fique atento à qualidade do curso antes de deixar o país
Próximo Texto: USP e Unicamp têm convênio com escolas francesas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.