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      São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003
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MATEMÁTICA

Quando é possível fazer um vôo visual?

JOSÉ LUIZ PASTORE MELLO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A licença de piloto privado, primeira a ser adquirida por quem quer pilotar avião ou helicóptero, propicia ao seu titular voar, de forma não remunerada, em aeronaves monomotoras e multimotoras, em condições de vôo visual e vôo por instrumentos. Boa parte dos cursos de formação de piloto privado iniciam o treino prático dos estudantes em aeronaves que permitem apenas o vôo visual, como o avião Cessna 150.
Um vôo visual pode ser feito quando, entre outros fatores, o teto de nuvens no céu está a uma altura aproximada de 300 metros do solo ou mais.
Durante o dia, uma pessoa bem treinada é capaz de determinar a altura do teto de nuvens apenas olhando para o céu, mas, durante a noite, a altura das nuvens é determinada por meio de regras básicas de trigonometria, como veremos a seguir.
Em alguns aeroportos, existe um equipamento de altura h que emite um feixe de luz na direção do teto de nuvens, formando um ângulo com a horizontal (ver figura). Esse equipamento se encontra a uma distância d de um teodolito (também de altura h), que é um aparelho utilizado para medir o ângulo . Com os dados ,, d e h, é possível determinar a altura H+h das nuvens em relação ao solo.
Do BCD sabemos que tg=H/x ou ainda que x=H/tg; do ABD temos que tg=H/(d-x). Juntando essas informações e isolando H, encontraremos H=(d.tg.tg)/ (tg+tg).
Para achar a altura das nuvens, basta substituir na fórmula encontrada os valores conhecidos e acrescentar h ao valor final de H. Por exemplo, se d=400m, =70, =60 e h=1m, segue H 425 metros e H+h 426 metros, o que implica dizer que, em tais condições, a altura do teto de nuvens não constitui restrição ao vôo visual, sem uso de equipamentos.


José Luiz Pastore Mello é licenciado em matemática e mestrando em educação pela USP.
E-mail: jlpmello@uol.com.br


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