UOL

      São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REDAÇÃO DO LEITOR

Estudante polemiza com secretário de Segurança do Rio

THAÍS NICOLETI DE CAMARGO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O texto, desde o título, empenha-se na busca do "culpado" da situação precária em que se encontra a população, à mercê do Estado paralelo instituído pelo narcotráfico. Embora não seja a melhor abordagem do problema, a declaração do secretário de Segurança do Rio leva a esse tipo de bate-boca. Afinal, de quem é a culpa?
A questão é que, posta assim, a discussão tende a ser estéril. Melhor seria buscar as causas do problema e as possíveis soluções para ele. Cabe, sim, o que o estudante, de fato, fez: mostrar que o secretário tenta esquivar-se de sua responsabilidade, transferindo-a aos usuários de drogas. É evidente que, se não houvesse usuário e proibição de uso, não haveria tráfico. O raciocínio do secretário é, no mínimo, simplista, pois ignora uma parte importante do problema.
O texto posiciona-se claramente contra a declaração do secretário e mantém a unidade do princípio ao fim. Mas ainda carece de domínio do vocabulário -entre outros exemplos, Anthony Garotinho deveria ter sido apresentado como o secretário de Segurança do Rio de Janeiro. Também é necessário fundamentar as idéias: por que o secretário deseja obter espaço na mídia?
O parágrafo de conclusão está confuso e repetitivo. Note que o início e o fim do texto devem ser especialmente claros, pois indicam a abertura e o fechamento de um raciocínio.


Thaís Nicoleti de Camargo é consultora de língua portuguesa da Folha. E-mail:
tnicoleti@folhasp.com.br


Texto Anterior: Atualidades: O novo "mapa da estrada" para a paz no Oriente Médio
Próximo Texto: Carreira/Terapia ocupacional: Atividade visa à reabilitação física, mental e social
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.