UOL

      São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria dos processos costuma cobrar conteúdos regionais

DA REPORTAGEM LOCAL

Além do conteúdo ensinado no ensino médio das escolas de todo o país, a maioria das faculdades costuma abordar em algumas questões assuntos específicos de sua região. Para não perder pontos importantes em vestibulares longe de casa, é bom o candidato procurar informações específicas antes das provas.
No último exame da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), por exemplo, havia uma pergunta de geografia sobre a indústria de plástico do Estado e outra de história sobre as fortalezas construídas pelos portugueses durante o período colonial na região de Florianópolis.
Outra forma de "regionalizar" o vestibular é prestigiar autores locais na lista de obras obrigatórias. Os candidatos da Furg (Fundação Universidade Federal do Rio Grande), no Rio Grande Sul, terão de ler para o próximo vestibular pelo menos três obras obrigatórias escritas por autores gaúchos não muito conhecidos em outras regiões do Brasil: João Simões Lopes Neto, Luís Antônio de Assis Brasil e Cyro Martins.
As perguntas regionalizadas, entretanto, não são privilégio das instituições do Sul do país. Segundo Vera Lúcia da Costa Antunes, do Objetivo, a maioria dos vestibulares costuma ter alguma questão sobre sua região. "Mais de uma vez, a Fuvest fez questões sobre a avenida Paulista, ou em que o candidato tinha de localizar cidades do Estado de São Paulo no mapa. Na UnB, pelo menos uma questão de geografia sempre é sobre o Distrito Federal."
Segundo ela, para que o candidato possa responder a essas questões, ele deve estudar a história e a geografia da região. As duas matérias são as que mais cobram sobre os locais das instituições.
Os grandes cursinhos costumam ter material específico sobre outras regiões. O candidato que ainda está na escola pode buscar indicações de livros didáticos com seus professores. Quem não puder recorrer a nenhuma das duas fontes pode buscar os dados em sites da internet. (AN)


Texto Anterior: Sem surpresa: Conhecer provas anteriores do vestibular evita nervosismo na hora do exame
Próximo Texto: Até sistema de múltipla escolha pode variar em algumas cidades
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.